Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º
Finanças Investimentos Portugal mantém-se o melhor destino ...

Portugal mantém-se o melhor destino para os Vistos Gold

Portugal continua no topo das preferências dos investidores que procuram o passaporte dourado, à frente da Grécia, Malta ou Chipre, a menos de um ano de serem aplicadas as alterações ao programa dos Vistos Gold.

Portugal mantém-se o melhor destino para os Vistos Gold
Notícias ao Minuto

09:16 - 22/03/21 por Ana Rita Soares 

Casa Vistos gold

Portugal continua no topo da lista como o favorito de investimento dos Vistos Gold, de acordo com o estudo da consultora britânica Astons, revela o Diário Imobiliário. A consultora refere que o nosso país é um dos que mais rapidamente atribui o visto de residência e dá acesso a viajar sem necessidade de visto para 26 países da Zona Schengen.

Oferece ainda a opção de requerer a cidadania após cinco anos de residência, sendo os investidores obrigados a permanecer em Portugal apenas sete dias no primeiro ano e 14 dias em cada dois anos subsequentes de residência.

"Mas não é apenas rapidez e flexibilidade que Portugal oferece aos investidores, toda a sua família é elegível ao abrigo do Golden Visa do país e o país oferece um regime tributário atraente para residentes não habituais", lê-se no estudo.

Saliente-se que outra das vantagens apresentadas no estudo diz respeito ao retorno do investimento. Ao investirem no mercado imobiliário, também permite que os investidores arrendem os seus imóveis, de forma que o seu investimento traga um retorno além da alternativa de residência. 

"Além disso, os preços dos imóveis em Portugal no seu conjunto subiram 5,9% no último ano e ultrapassaram facilmente as taxas de crescimento em Vila Real (16,6%), Aveiro (14,2%), Viseu (14,1%), Porto (11,6%) ), Coimbra (11,3%), Braga (10,5%) e Setúbal (10%) trazendo mais um benefício para quem investe", indica a consultora britânica.

De acordo com a pesquisa da Astons, um total de 647 milhões de euros foi investido em Portugal através do programa Golden Visa em 2020, com um investimento médio de cerca de 547.377 euros. Ainda que este total tenha caído 13% ano a ano, é 119% a mais do que em 2013, com o investimento total superior a 600 milhões de euros por ano desde 2016.

Apenas em Janeiro e Fevereiro deste ano, já foram investidos 85 milhões de euros, com o investimento médio por candidato a aumentar para 548.387 euros, referindo a consultora que este crescimento sugere que a popularidade de Portugal está a aumentar entre a comunidade global de investidores.

Leia Também: Verdes propõem fim do "vistos gold" em Portugal

Campo obrigatório