Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º
Imobiliário Habitação Comprar casa nova ou usada: Qual a m...

Comprar casa nova ou usada: Qual a melhor opção?

Por um lado, poderá viver num imóvel recente e personalizado por si durante a sua construção. Por outro lado, um espaço antigo é "repleto de história" e tem geralmente um custo inferior.

Comprar casa nova ou usada: Qual a melhor opção?
Notícias ao Minuto

12:27 - 19/03/21 por Ana Rita Soares 

Casa comprar casa

Em momento de querer comprar uma habitação para viver poderá surgir a dúvida, entre muitas outras, se deve comprar casa nova ou casa usada? O Grupo Solução, nascido em 2012, composto por 6 Agências RE/MAX, localizadas na Margem Sul e em Lisboa, enumera algumas vantagens e desvantagens, em ambas as opções, que deve ter em consideração antes de adquirir uma residência. 

1. A localização
Se for sua vontade morar nos centros urbanos, poderá encontrar com maior facilidade habitações usadas. Geralmente, as habitações centrais são mais dispendiosas. Ainda assim, têm uma localização mais atrativa para quem pretende estar perto de todos os "serviços essenciais".

2. O preço
O custo de uma casa nova acaba por ser mais elevado do que o de um imóvel usado. Os novos blocos de condomínios que ainda não foram habitados têm uma construção mais recente, o que faz subir o preço. Na ponderação entre uma casa nova ou usada, deve ter também em conta outros custos, como por exemplo, as deslocações diárias para o emprego e da possível necessidade de obras. Sublinhe-se que optar por uma habitação que fique longe do seu local de trabalho e fazer uma remodelação pode tornar o imóvel mais caro do que previa.

3. A área útil da casa
A probabilidade de ter acesso a divisões como garagem, despensa, varanda ou terraço nas construções mais recentes é maior que nas construções mais antigas. No entanto, os espaços mais antigos diferem-se com características de uma arquitetura “mais pitoresca”. Saliente-se que a decisão de escolha cabe ao gosto pessoal de casa um. 

4. A eficiência energética
Atualmente, a construção de imóveis obedece a regras que têm em conta não só a segurança, mas também a proteção ambiental. Se procura um espaço com eficiência energética, então o ideal é comprar uma casa nova.

5. A possibilidade de personalizar ao seu gosto
Note que num edifício que irá ser construído do zero é possível participar de forma ativa no seu planeamento. Assim, o proprietário poderá criar a casa à sua medida, refere o grupo Solução.

no caso das habitações novas prontas a habitar, a liberdade é menor, assim como nas casas usadas. Ainda assim, saliente-se que é sempre possível fazer algum tipo de personalização na residência.

6. O estado do imóvel
Se um dos seus desejos é habitar uma casa com uma construção moderna, em bom estado de conservação e sem sinais de uso, o ideal é adquirir um imóvel novo. Contudo, é de realçar que há no mercado muitos imóveis usados construídos recentemente e em ótimo estado de conservação

Em suma, cabe sempre a si a escolha de uma casa nova ou de uma casa usada. 

Leia Também: Como reclamar defeitos detetados na casa nova depois de a comprar

Campo obrigatório