Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Decoração Como posso ter uma horta dentro de c...

Como posso ter uma horta dentro de casa?

Ter uma horta em casa é um bom incentivo para consumir mais vegetais, renovar a decoração e até poupar dinheiro. Note que não é uma exclusividade de casas com espaço exterior, como quintais ou jardins.

Como posso ter uma horta dentro de casa?
Notícias ao Minuto

15:41 - 18/03/21 por Ana Rita Soares 

Casa Horta em casa

Cultivar uma horta em casa pode ser um incentivo para incluir mais vegetais na sua alimentação diária, como poderá criar uma nova decoração ou ainda poderá ser um alívio nos gastos das suas compras de alimentos. Saliente-se que não tem de ser cultivado fora de casa, podendo mesmo ter uma horta dentro da sua casa

Ter uma horta em casa traz benefícios à sua alimentação, no sentido que poderá garantir hortaliças livres de agrotóxicos, também benefícios à sua carteira, onde ao cultivar os seus vegetais, evita comprá-los. E é igualmente um ‘trunfo’ na decoração, sendo uma forma de acrescentar um toque de verde e deixar o ambiente mais fresco e acolhedor dentro de casa.

“Ver o desenvolvimento de uma planta pode tornar o consumo destas muito mais prazeroso”, aponta Renata Rodrigues Bonazzi, idealizadora do projeto Horta Zen, em declarações à revista brasileira Dias de Mulher.

Onde plantar

À falta de um quintal ou espaço exterior, poderão dispor "de um cantinho dentro de casa", para fazer uma horta. Saliente-se que o local escolhido deve receber algumas horas de luz solar direta.

Se o apartamento tiver muita insolação, como sol durante todo o dia, pode ter uma horta completa, com ervas, hortaliças, leguminosas, etc. Mas, se bater poucas horas de luz é possível plantar algumas ervas e temperos em varandas, sacada ou janelas”, indica Ana Paula Souza, arquiteta e idealizadora da Hortinha, à Dicas de Mulher.

Na hora de escolher o melhor modo de plantar a sua horta, pense no espaço disponível, considere as espécies que deseja cultivar e avalie qual modelo melhor se integra à decoração e estilo da sua casa. Algumas formas de cultivar as plantas são:

  • Diretamente na terra: ideal para quem tem quintal com espaço, nesse modelo tradicional as sementes ou mudas são plantadas direto na terra.
  • Vasos: vasos são alternativas práticas tanto para quem mora em moradia como em apartamento, podendo usar várias opções de tamanhos, materiais, formatos e cores.
  • Embalagens recicladas: plante em garrafas, latas de refrigerante ou alimentos, caixas de leite, potes de vidro.
  • Floreiras: oferecendo um bom espaço, as floreiras são ótimas para uma horta compacta em pequenos espaços.
  • Caixas de madeira: espaçosos e a baixo custo, caixotes de madeira e paletes podem ser boas escolhas.
  • Horta vertical: ideal para quem mora em apartamento, esse modelo consiste em montar a horta aproveitando espaços próximos a paredes. A horta vertical pode ser plantada em vasos, embalagens recicladas, estruturas de madeira e sapateiras.

Leia Também: Não deite fora materiais que tem em casa. Reutilize-os na decoração

Campo obrigatório