Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Decoração Ideias para transformar os rodapés d...

Ideias para transformar os rodapés da sua casa

O Idealista reuniu um conjunto de dicas, em parceria com a Melom, para cobrir as lacunas entre o chão e as paredes e melhorar o estilo do ambiente na sua casa.

Rodapés -

O rodapé ideal deve não só cobrir as lacunas entre o piso e as paredes, mas também melhorar o estilo do ambiente como um todo, assumindo um papel primordial nesse sentido.

Os rodapés existem para assegurar a transição da parede para o chão, com uma função estética e também de proteção. O Idealista/news em cooperação com o apoio técnico da MELOM Urbana de Matosinhos, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, apresenta algumas ideias sobre que tipos de rodapés que encaixam melhor na sua casa, explicando como é que é possível tirar maior partido da sua função decorativa.

Os rodapés possuem três funções, regra geral, proteção, acabamento e estética. O uso de rodapés entre paredes e pisos não é obrigatório, ainda assim, sem a sua aplicação, as paredes poderão apresentar-se mais vulneráveis e propensas a problemas como humidade, necessitando de manutenção com maior frequência, revela o mesmo artigo.

É possível combinar diferentes tipos de materiais com o objetivo de criar ambientes únicos, sendo que o rodapé deve não só cobrir as lacunas entre o piso e paredes, mas também melhorar o estilo do ambiente como um todo.

Tipos de rodapés

Existem muitos tipos de rodapés, desde os mais clássicos aos mais modernos. Podem ser convencionais, embutidos ou invertidos. O mais comum e utilizado é o primeiro por ser de mais fácil instalação e apresentar menor custo; segue-se o tipo de rodapé que fica totalmente nivelado com a parede, o embutido que não apresenta qualquer tipo de saliência; resta o invertido, que apresenta maior custo e exige uma instalação mais minuciosa e especializada. Esse tipo de rodapé é aplicado recorrendo à instalação de uma cantoneira metálica que é embutida dentro da parede, criando uma reentrância entre piso e parede. 

Mas como escolher o acabamento mais adequado?

A escolha correta do rodapé poderá ser determinante para o aspeto do ambiente e para a durabilidade do acabamento. Os rodapés em poliestireno, um derivado de plástico, é extremamente durável, muito resistente à humidade, sendo indicado para áreas da casa mais húmidas como as cozinhas ou casas de banho. É um produto ecológico e de aplicação fácil e prática, recorrendo apenas a uma cola especial, diz o Idealista.

Existem ainda os rodapés em PVC, um plástico também conhecido como vinilico,  desenvolvidos para áreas igualmente molhadas e/ou húmidas, possibilitando a passagem de fiação com a sua cavidade interna. 

Instalação e renovação

As peças de MDF,  material derivado da madeira, precisam de cola branca e pregos sem cabeça, enquanto os rodapés de madeira são fixados com bucha, parafuso e cavilha. Já os de poliestireno expandido só precisam de cola ou encaixe, e os de cerâmica levam cimento cola e devem ser aplicados por um profissional ou alguém experiente.

A renovação não implica necessariamente a sua remoção. Terá de se proceder ao tratamento prévio das superfícies recorrendo a uma lixa e, de seguida, um envernizamento cuidado será suficiente. 

Para o Idealista e a Melom, com os produtos certos e o aconselhamento ideal, é possível realizar reformas rápidas e dar uma nova cara aos diferentes elementos que compõem os espaços da casa, sendo sempre melhor contar com mão-de-obra profissional.

Leia Também: Conheça o estilo de decoração que vai querer em sua casa

Campo obrigatório