Depois de se retirar do MotoGP em 2021, Valentino Rossi dedicou-se às corridas de resistência no automobilismo. E foi lá que encontrou um BMW M4 GT3 que agora vai ser leiloado.
A iniciativa vai decorrer este sábado (18 de outubro) junto da RM Sotherby's, que estima um preço entre os 435 mil e os 485 mil euros. Esta unidade foi diretamente oferecida pela BMW M Motorsport, tendo sido pilotada por Valentino Rossi em 27 corridas.
Esteticamente decorado com as cores da BMW M e com o número 46 de Il Dottore nas portas, o bólide regista pódios no Mundial de Resistência, no GT World Challenge Europe, assim como com uma participação nas 24 Horas de Le Mans em 2024.
O carro foi construído em 2022, tendo o número de chassis 22-046 - que se despediu das pistas em fevereiro passado com um segundo lugar nas 12 Horas de Barthurst na Austrália. Para esse resultado, contribuíram não só Valentino Rossi, como também Maxime Martin e Raffaele Marciello.
Este BMW M4 GT3 assume-se, pois, como um atrativo para colecionadores como peça de museu e não para aqueles que o quiserem levar à pista. De resto, está conforme acabou a sua última corrida, tendo-lhe sido apenas aplicada uma camada de verniz de preservação pelo artista Walter Maurer.
A ligação de Rossi ao automobilismo
Apesar de se destacar nas motas, onde ganhou sete títulos na categoria rainha do Mundial, Rossi também esteve constantemente ligado aos automóveis.
De facto, em 2006 chegou a testar Fórmula 1 com a Ferrari e a mudança esteve mesmo em cima da mesa apesar de nunca se ter concretizado - antes de repetir a experiência em 2008, 2010 e 2019 (desta feita, com a Mercedes num evento ao lado de Lewis Hamilton).
O entusiasmo do italiano pelas quatro rodas nunca desvaneceu, foi fazendo participações esporádicas em ralis e, quando acabou a carreira no MotoGP, começou a dedicar-se ao automobilismo. Atualmente, compete no Mundial de Resistência em LMGT3, mas já pôde testar o LMDh da BMW - o carro com que o fabricante compete na classe principal do campeonato.
Leia Também: Depois de ser campeão, Marc Márquez está perto de ganhar (mais um) BMW