Em breve, a Bugatti poderá mudar de mãos. A croata Rimac quer controlar a totalidade da marca francesa fundada por Ettore Bugatti - na qual participa atualmente no âmbito de uma 'joint venture' com a Porsche (a Bugatti Rimac).
Mate Rimac, proprietário e diretor-executivo da empresa croata, revelou à Bloomberg: "Não é segredo que estamos a conversar. Só quero poder tomar decisões de longo termo, fazer investimentos de longo termo e fazer as coisas de forma diferente, sem ter de explicar a 50 pessoas".
Há alguns meses, a Rimac terá já feito uma oferta preliminar para os 45 por cento da Bugatti pertencentes à Porsche, disse fonte ligada ao assunto na altura. A parceria estava avaliada em cerca de mil milhões de euros.
Mas, agora, Mate Rimac quer passar a deter a totalidade da 'joint venture', tendo a ajuda de investidores internacionais e fundos privados para poder fechar o negócio. A ideia é fazê-lo já no próximo ano, juntando os 45 por cento da Porsche aos 55 por cento que a Rimac já detém na Bugatti Rimac.
A parceria entre a Rimac e a Porsche começou em 2021, visando a produção de novos hipercarros com as suas marcas. O fabricante alemão já terá tentado assumir o controlo maioritário.
Segundo o Motor1.com, a Porsche possui 22 por cento do Rimac Group, que também está nas mãos do Hyundai Motor Group, de outros investidores e do diretor-executivo, Mate.
Leia Também: Rimac quer bateria de estado sólido em 2030. 'Sonha' estrear num Bugatti