Em 2030, a Rimac Technology quer ter começar a produzir baterias de estado sólido. Tem um acordo com a taiwanesa Prologium Technology - especialista em células de baterias - no sentido de disponibilizar a sua experiência em integração.
As empresas já colaboram há cerca de dois anos, mas este memorando de entendimento foi anunciado no início de setembro - à margem da IAA Mobility em Munique. A croata Rimac ficará encarregue de conceber sistemas escaláveis de alto desempenho com a bateria de estado sólido de lítio cerâmico da Prologium.
Segundo a Automotive News, o objetivo é ter a primeira amostra pronta até 2027, antes de começar a testar em veículos no ano seguinte. A produção em pequena escala está marcada para 2030.
O objetivo é ter uma bateria com cerca de 100 kWh que permita percorrer entre 500 e 600 km, sendo recarregável dos 10 aos 80 por cento em menos de dez minutos. Para além disso, pretende-se ter uma bateria mais leve do que as dos adversários, com uma densidade energética 20 a 30 por cento maior.
Estreia num Bugatti?
Apesar de por agora ser só uma calendarização, a Rimac 'sonha' em estrear estas baterias de estado sólido avançadas no futuro Bugatti Tourbillon, um híbrido plug-in.
O seu diretor de operações, Nurdin Pitarevic, afirmou ao já referido site: "Tecnologia inovadora deste tipo num carro tão inovador seria a estória perfeita. Mas é só um desejo neste momento".
De referir que a Rimac Technology é subsidiária do Rimac Group, que também controla a Bugatti Rimac - uma 'joint venture' sediada na Croácia entre a Bugatti e a Rimac, dedicada ao fabrico de carros desportivos.
Leia Também: Kia realiza teste público pioneiro do passaporte de bateria