Em apenas sete anos, foram produzidos um milhão de carros da Cupra. Um Formentor foi o responsável por atingir este marco, sendo produzido na fábrica de Martorell em Espanha.
Depois de se notabilizar como uma linha de modelos da Seat, em 2018 a Cupra tornou-se numa marca independente dentro do Grupo Volkswagen, dedicada a carros desportivos, mais ousados e a 'meio caminho' entre a produção em massa e segmentos premium.
Para além do Formentor - o primeiro desenvolvido em exclusivo pela Cupra - a gama inclui o Ateca, o Born (primeiro totalmente elétrico), León, o SUV coupé elétrico Tavascan e o Terramar.
A estes, vai juntar-se o Cupra Raval já no próximo ano. Também recentemente, foi apresentado o protótipo Tindaya, que por agora ainda não é um modelo de produção.
Markus Haupt, diretor-executivo da Cupra, afirmou em comunicado: "Alcançar o marco de um milhão de veículos Cupra produzidos é uma demonstração da visão ousada e paixão implacável que move a nossa marca. Produzir este carro marcante em Martorell, o coração da nossa transformação industrial, reflete o nosso compromisso para com a inovação, eletrificação e futuro da mobilidade. A Cupra não é apenas uma marca, é um movimento, e este feito acrescenta outro capítulo ao ímpeto de crescimento da marca em termos de volume, mercados e portfólio".
O Cupra um milhão
O milhão de automóveis da Cupra produzidos foi atingido graças a um Formentor e-Hybrid. A unidade híbrida plug-in tem um novo motor 1.5 a gasolina, um motor elétrico e um conjunto de baterias de 19,7 kWh, sendo a potência de 272 cv.
Por fora, destaca-se a decoração mate Magnetic Tech, aplicada nas linhas que mostram um 'nariz de tubarão' à frente. Há faróis triangulares em Matrix LED e o logótipo traseiro está iluminado no conjunto luminoso. No interior, a consola central, painéis das portas, painel de instrumentos e estofos com novos designs.
Leia Também: Cupra Tindaya, um protótipo futurista centrado no condutor