Foi apresentado esta segunda-feira, 8 de setembro, o novo Cupra Tindaya. O 'show car' futurista fez a sua estreia global na IAA Mobility, que decorre em Munique até 14 de setembro, exibindo a visão de design para o futuro.
Mais do que "um sonho" ou "uma ambição"
Este conceito parte do princípio que "Sem condutores, não há Cupra". Markus Haupt, diretor-executivo interino, reiterou: "O Cupra Tindaya Showcar não é um sonho, nem sequer uma ambição. Esta é a nossa afirmação Cupra, e vai ser uma realidade. Enquanto muitos se desviam do condutor, nós duplicamos o que importa - a ligação atrás do volante. O nosso foco será sempre a emoção da condução".
Design exterior
Cupra Tindaya, de lado, com a traseira também visível© Cupra Tindaya
O nome deriva de uma montanha vulcânica em Fuerteventura, nas Ilhas Canárias. O carro, que tem a "inspiração não convencional" do corpo humano, revela um design exterior com formas radicais. São os casos das entradas de ar do que dão um aspeto distinto ao capot ou a traseira com 'spoiler' duplo e as luzes numa disposição que parecem estar a flutuar.
O logótipo da Cupra está iluminado, destacando-se numa dianteira preta para dar 'vida' ao automóvel. Também atrás o emblema é iluminado. O 'nariz de tubarão' frontal é ladeado por quilhas aerodinâmicas, que para além da estética arrojada têm como missão direcionar o fluxo de ar para as entradas laterais. Encontra-se uma silhueta de 'fastback', num Tindaya que tem 4,72 metros de comprimento e uma grande altura ao solo.
No tejadilho, cuja linha desce do para-brisas até ao porta-bagagens, encontra-se uma estrutura central em forma de 'Y', que se liga visualmente às linhas no capot. A parte de baixo do carro expõe a fibra de linho BComp - uma alternativa à fibra de carbono mais sustentável do ponto de vista ambiental. As jantes medem 23 polegadas e, atrás, encontram-se duas quilhas unidas por canais de ar laterais, para além de um difusor radical.
Em termos cromáticos, o Cupra Tindaya tem uma cor mate que muda da dianteira até à traseira. Começa num cinzento metálico profundo em referência ao oceano Atlântico e termina com um bege suave que representa a fusão da terra seca e dos tons quentes da montanha que dá nome ao protótipo de exibição. Há, também, elementos com uma subtil iluminação digital em tom de cobre e peças estruturais em alumínio no tejadilho. A fibra Bcomp está na mesma cor da carroçaria.
O interior
As portas abertas em direções opostas dão acesso ao habitáculo© Cupra Tindaya
O habitáculo do Cupra Tindaya coloca o condutor no centro do seu desenho, sendo inspirado pelo automobilismo e pela tecnologia de ponta. As portas de acesso abrem em direções opostas, revelando uma configuração 2+2 com bancos do tipo baquet CUPBucket de nova geração. O 'Driver Axis' é a zona de instrumentos esculpido em camadas estruturais, enquadrando o ecrã de 24 polegadas. O volante em formato de manche com botões satélite é inspirado pelas corridas e pelos jogos de vídeo, assim como a consola central em posição elevada, são outros elementos marcantes.
O construtor decidiu combinar a interação física e digital - marcada pelo prisma de vidro 'The Jewel', à direita do condutor. Segundo a Cupra, trata-se de uma ligação sensorial entre condutor e carro, numa interface que "ajusta os modos de condução e transforma o ambiente através das luzes, som e sensações dos controlos táteis".
O Cupra Monitor+ projeta outras informações e conteúdo ao comprimento do para-brisas, num carro que tem controlos hápticos e um sistema de som de alta fidelidade concebido em conjunto com a especialista Sennheiser.
Os bancos e a consola central são revestido num couro biológico sustentável, sendo que a consola central começa com materiais suaves na parte da frente e progride para materiais duros atrás. A miccrofibra em bronze é outro destaque, assim como elementos em alumínio.
Modos de condução
O novo Cupra Tindaya tem três diferentes modos de condução selecionáveis, adaptando-se mais às necessidades e pretensões do condutor a cada momento.
Não há detalhes técnicos revelados oficialmente, nem ao nível de motorizações nem de tecnologias. Pelo design, o Cupra Tindaya Showcar parece destinado a tornar-se num SUV de alto desempenho
Leia Também: O primeiro vislumbre do novo Cupra Raval