Procurar

Canadá ameaça pôr a Stellantis na justiça. Saiba porquê

O Canadá ameaçou processar a Stellantis, depois de o grupo automóvel ter anunciado planos para investir 13 mil milhões de dólares nos Estados Unidos da América nos próximos anos. O local de produção do Jeep Compass está na origem das preocupações.

Canadá ameaça pôr a Stellantis na justiça. Saiba porquê

© MikeDotta / Shutterstock

Bernardo Matias
16/10/2025 18:30 ‧ há 3 horas por Bernardo Matias

A Stellantis anunciou planos para investir 13 mil milhões de dólares (mais de 11 mil milhões de euros) nos Estados Unidos da América nos próximos anos. O Canadá não gostou de parte dos planos e até pode levar a empresa à justiça.

 

Em causa, está a possibilidade de a produção do Jeep Compass mudar-se de Brampton (no Canadá) para Illinois (EUA) - tendo sido alocado à fábrica de Belvidere com o Jeep Cherokee.

A ministra da indústria do Canadá, Mélanie Joly, enviou uma carta ao diretor-executivo da Stellantis, Antonio Filosa.

Na missiva, que partilhou nas redes sociais, a governante mostrou "extrema preocupação com os planos de investimento da Stellantis" no Canadá, exigindo o cumprimento de obrigações assumidas depois dos "milhares de milhões de dólares em apoio financeiro" durante décadas.

Mélanie Joly salientou: "A Stellantis concordou com o governo do Canadá e a província de Ontário manter toda a sua presença canadiana, incluindo em Brampton, a troco de apoio financeiro significativo. Tudo o que não cumpra esse compromisso será considerado como falha à luz dos nossos acordos".

A carta da ministra deixou muito claro que pode levar o grupo automóvel à justiça no caso de um eventual incumprimento: "Se a Stellantis optar por não respeitar as suas obrigações, iremos agir nos interesses de todos os canadianos e pedir responsabilidade total à empresa, e exercer todas as opções, incluindo legais".

Segundo a Reuters, também o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, já veio deixar claro que há expectativas relativamente à Stellantis: "Estamos a trabalhar com a empresa para desenvolver as medidas certas para proteger os funcionários da Stellantis".

Jeep Compass

Na carta enviada a Antonio Filosa, Mélanie Joly considera "inaceitável" mudar a produção do Compass para os EUA, considerando que coloca em risco o futuro das instalações de Brampton. E sublinhou ainda: "É imperativo que alarguem o vosso programa de transição de funcionários, concordado com a Unifor, pelo menos até 2027".

Apesar de ter interrompido o processo de atualização da fábrica de Brampton em fevereiro, a Stellantis. tem planos para aquelas instalações que serão comunicados ao governo canadiano - conforme esclareceu a porta-voz LouAnn Gosselin. Por outro lado, há a intenção de acrescentar um terceiro turno a uma fábrica localizada em Windsor.

Leia Também: Stellantis anuncia "maior investimento em 100 anos de história" nos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10