Procurar

'Boom' de carros elétricos na China causa prejuízos às seguradoras

A evolução do mercado automóvel na China está a ser um desafio para as seguradoras - que têm vindo a sofrer prejuízos, por não estarem a conseguir acompanhar a nova realidade.

'Boom' de carros elétricos na China causa prejuízos às seguradoras

© cowardlion / Shutterstock

Bernardo Matias
16/10/2025 11:15 ‧ há 21 horas por Bernardo Matias

Auto

China

As rápidas mudanças do mercado automóvel na China estão a deixar as seguradoras numa situação complicada, ao não conseguirem acompanhar as novas realidades económicas e de utilização dos automóveis.

 

Não é novidade que os automóveis elétricos estão a multiplicar-se a um ritmo galopante na China, com várias marcas ativas e até uma 'guerra de preços'. Os novos modelos são constantes e, segundo a Bloomberg, os condutores destas viaturas tendem a ser mais novos e muito mais propensos a terem acidentes.

A probabilidade de ativarem o seguro é duas vezes maior, e as reparações também costumam ser mais dispendiosas - só um sistema de bateria pode representar cerca de um terço do valor de um automóvel e tem peças muito específicas.

Para além disso, a fatura das reparações é, habitualmente, muito mais alta, enquanto os hábitos de condução estão em constante mudança. E, mesmo se os prémios de seguro são em média cerca de 20 por cento mais elevados para condutores de automóveis elétricos, as seguradoras chinesas têm vindo a sofrer prejuízos avultados nos últimos três anos.

Milhões em prejuízos no ano passado

Só em 2024, estes atingiram 5,7 mil milhões de yuan (mais de 686 milhões de euros, à taxa de câmbio atual) na subscrição de apólices de novos automóveis. Os dados são da Associação Chinesa de Atuários. É o reflexo da dificuldade em definir um preço adequado para o risco dos automóveis neste contexto de mudança de tendências a um ritmo galopante.

Por outro lado, algumas seguradoras chinesas procuram perceber quem está a usar o automóvel para fornecer serviços de transporte por aplicações móveis - cuja probabilidade de incidentes é maior. A maioria do que os fazem registam os veículos como domésticos, para pagarem prémios de seguro mais baixos.

Qin Lu, líder de uma corretora, teme que as seguradoras não consigam reverter a situação e voltar aos lucros, pelo menos, nos próximos três anos - quando ainda procura uma solução para responder aos desafios atuais.

Neste momento, explicou o analista da S&P Global Ratings Wenwen Chen, "o preço do seguro de veículos elétricos ainda está numa fase de tentativa e erro". No último ano, algumas empresas aumentaram o valor dos prémios e outras até deixaram de cobrir viaturas elétricas.

Faixa de preços definida pelo governo

A faixa de preços dos seguros na China é definida pelas autoridades com base em diversos fatores, incluindo o uso dado ao automóvel. As seguradoras só podem fazer ajustes dentro desse intervalo definido tendo em conta o perfil de risco do condutor segurado.

Perante o cenário, no início do ano, o governo chinês apresentou várias orientações. Estas recomendam a redução do custo das peças de substituição e das reparações, para além de uma aposta na "partilha de dados entre indústrias". Para as seguradoras, fica a proibição de recusar seguros automóveis a clientes - uma vez que é um mecanismo obrigatório para circular na via pública.

Leia Também: Exportações de carros elétricos chineses duplicaram em setembro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10