Estão já a ser produzidas em Sebeș (Roménia) as unidades de tração elétricas para o novo Mercedes-Benz GLC. A Star Assembly assume a produção.
O conjunto de motorização destinado ao novo GLC foi desenvolvido pela própria Mercedes-Benz, consistindo em motor elétrico, eletrónica de potência e unidade geradora para a transmissão.
Segundo o construtor, esta fábrica trabalha em parceria próxima com a de Untertürkheim na Alemanha, encarregue das tecnologias responsáveis pela produção das unidades.
As instalações romenas vão fornecer componentes vitais para produzir o automóvel a partir do próximo ano em Bremen (Alemanha). Para além disso, em 2026 vai começar a fornecer unidades de tração elétricas à fábrica de Kecskemét (Hungria) para o novo Classe C elétrico.
Sebeș é uma nova infraestrutura da Mercedes, com uma área superior a 30 mil metros quadrados. Tem competências de montagem e de logística para a produção de unidades de tração elétricas, estando totalmente integrada no ecossistema de produção digital da Mercedes, o MO360.
As operações prometem ser neutras em emissões carbónicas, graças à utilização de energias renováveis como um sistema fotovoltaico.
O processo de fabrico das unidades de tração elétricas é de uma grande complexidade e divide-se em diversas etapas, numa linha de montagem que se estende por cerca de 15 mil metros quadrados. Há mais de 200 processos manuais e automatizados.
Jörg Burzer, membro da direção da Mercedes-Benz Group para a Gestão de Produção, Qualidade e Cadeia de Abastecimento, comentou: "Produzir as unidades de tração elétricas para o novo Mercedes-Benz GLC é um marco importante na transformação da nossa fábrica e sublinha o papel de Sebeș na rede de produção global da Mercedes-Benz. Os investimentos em novos âmbitos de produção melhoram a flexibilidade e, assim, reforçam a prontidão para o futuro".
Já o diretor-executivo da Star Assembly e Star Transmission, Gheorghe Achim, referiu: "Demos um passo importante para o futuro da mobilidade. Este feito é o resultado de extensa cooperação, dedicação da equipa, flexibilidade e experiência. Estamos orgulhosos da nossa mão-de-obra qualificada e gratos à comunidade local pelo apoio contínuo. Também agradecemos o apoio das autoridades pelo seu papel neste projeto significativo. Juntos, estes esforços posicionam Sebeș como centro vital na estratégia de eletrificação da Mercedes-Benz".
Leia Também: Mercedes entra em "nova era" com este peculiar 'showcar'