Procurar

Emprestar o carro é legal, mas deve ter alguns aspetos em atenção

Por vezes, pode ser necessário emprestar o carro a um familiar ou amigo, seja esporádica ou regularmente. Fazê-lo é legal, independentemente de quem é o tomador do seguro, mas há aspetos que deve saber.

Emprestar o carro é legal, mas deve ter alguns aspetos em atenção

© Shutterstock

Bernardo Matias
15/10/2025 13:09 ‧ há 8 horas por Bernardo Matias

Auto

Dicas

É possível emprestar um automóvel a outra pessoa, como um familiar ou amigo? A resposta imediata é sim. É totalmente legal - mesmo que a pessoa que o conduz não seja tomadora do seguro. Mas deve ter alguns aspetos em consideração.

 

Quem responde pelas infrações?

Esta pode ser uma das grandes preocupações na hora de emprestar o automóvel. As responsabilidades pelas infrações estão definidas no artigo 135.º do Código da Estrada.

Regra geral, é o condutor a responder pelas infrações que praticar, incluindo as penalizações associadas como pagamento de multas, perda de pontos na carta de condução e inibição de conduzir se for o caso.

Contudo, há infrações que não são fiscalizadas na hora (como o excesso de velocidade captado por radar fixo) ou situações nas quais é impossível identificar quem conduz.

Nessas circunstâncias, a responsabilidade recai sobre o proprietário do veículo, pois é a pessoa que se identifica como associada ao mesmo.

Ainda assim, se quem possuir o automóvel conseguir provar que não era o condutor no momento da infração e este "o utilizou abusivamente ou infringiu as ordens", passa a não ter responsabilidade.

No entanto, a responsabilidade é sempre do proprietário - ou titular do documento de identificação do veículo - quando estiverem em causa as "condições de admissão" do automóvel para circular em via pública.

A questão do seguro

Se emprestar o seu automóvel a alguém, esta pessoa não tem o seguro do veículo em seu nome. O que não constitui qualquer problema do ponto de vista legal, já que pela lei o tomador do seguro não precisa de ser a mesma pessoa registada oficialmente como proprietária da viatura.

O seguro incide sobre o automóvel, pelo que é sempre válido para as coberturas abrangidas - seja ou não o seu tomador a conduzir no momento de um incidente.

Leia Também: Esqueceu-se da carta ou de outros documentos? Como evitar multa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10