Para conduzir, é necessário levar consigo todos os documentos de identificação pessoal e do veículo exigidos - como a carta de condução, para comprovar que tem habilitação legal para conduzir a viatura em caso de fiscalização.
Por vários motivos, podem acontecer imprevistos, como esquecimentos, que o levem a não ter a carta ou qualquer outro documento consigo e ser fiscalizado pelas autoridades. Mas a situação pode não levar a multa.
Se tiver a aplicação governamental gov.pt, esta funciona como que uma 'carteira digital' no seu telefone, onde é possível ter vários documentos - incluindo a carta de condução digital e outros como o Cartão de Cidadão.
O Código da Estrada prevê a possibilidade de apresentar as versões digitais da carta de condução, identificação civil e identificação do veículo (Documento Único Automóvel) através da 'app'.
Os agentes podem não conseguir verificar os dados no local. Nesse caso, deve apresentar os documentos físicos à autoridade indicada, ou enviar por meios eletrónicos a documentação retirada da aplicação gov.pt.
Há um prazo de cinco dias para o fazer, sob pena de multa que pode ir dos 60 aos 300 euros.
Leia Também: Governo português quer reduzir multas de trânsito prescritas em 5%