Espanha pode estar 'na calha' para receber a terceira fábrica da BYD na Europa, juntando-se às que estão planeadas para a Hungria e da Turquia - e que poderão começar a operar em 2026.
A agência Reuters avança a informação, ao citar pessoas por dentro do assunto. O país vizinho de Portugal tem a vantagem dos custos de produção relativamente controlados e também da sua rede de energias limpas, sendo considerado como o principal candidato.
Já em setembro, o 'country manager' da BYD para Espanha e Portugal, Alberto de Aza, tinha sugerido que Espanha seria uma opção competitiva para uma nova fábrica europeia.
No entanto, segundo uma das fontes citadas pela Reuters, ainda estão a ser consideradas outras localizações. A decisão deverá ser tomada ainda este ano e precisa de ser aprovada na China.
Em crescimento 'explosivo' na Europa, a BYD viu as suas vendas aumentarem 280 por cento de janeiro até agosto, por comparação com igual período do ano passado.
O objetivo é produzir localmente todos os seus carros para os mercados europeus dentro de três anos, numa altura em que os automóveis produzidos na China enfrentam pesadas tarifas.
Leia Também: BYD inaugura fábrica no Brasil, a maior fora da Ásia