Há várias mudanças na estrutura de liderança da Ford, com as operações para a Europa (Ford Europe) a terem um novo presidente a partir de 1 de novembro: Jim Baumbick.
Já passou por diversas funções na empresa americana e, atualmente, atua como vice-presidente para Desenvolvimento Avançado de Produto, Planeamento de Ciclo e de Programas - funções que agora serão assumidas por Sam Basile. Este chegará a 13 de outubro (próxima segunda-feira), depois de ter passado boa parte da carreira na General Motors.
No novo cargo, Jim Baumbick vai ficar encarregue de liderar a direção estratégica da Ford na Europa, reportando ao vice-presidente John Lawler. A sua missão será "impulsionar um alinhamento mais forte com os principais envolvidos da região, desenvolver produtos relevantes para os clientes europeus e impulsionar uma execução mais rápida e eficiente".
Outras mudanças
Bryce Currie passa a liderar o Fabrico e Segurança Globais, acumulando com as atuais funções de vice-presidente para o Fabrico nas Américas. Kieran Cahill, vice-presidente para Operações Industriais na Europa e IMG, vai reportar-lhe diretamente.
Andrew Frick também soma um novo papel dentro da empresa: mantém-se como presidente para a Ford Blue e 'Model e', tendo agora a Lincoln Motor Company igualmente sob sua alçada. Isto deixa todas as operações para veículos elétricos, a gás e híbridos debaixo da mesma liderança. Joaquin Nuño-Whelan continua a presidir à Lincoln, mas irá reportar a Frick.
Chuck Gray, vice-presidente para Engenharia de Hardware de Veículo, reforma-se a 1 de dezembro depois de vários anos de serviço para a Ford. O substituto será Charles Poon, atual diretor de Engenharia de Propulsão Eletrificada, já a 1 de novembro.
Darren Palmer é, igualmente, membro da Ford há vários anos e vai reformar-se a 1 de novembro. Não foi anunciado o seu sucessor como vice-presidente dos Programas de Veículos Elétricos.
Jim Farley, presidente e diretor-executivo da Ford, falou das movimentações anunciadas: "Estas nomeações na liderança global sublinham o nosso compromisso incansável para com a construção de uma equipa verdadeiramente de classe mundial na Ford, unida por um único foco: entregar excelência e qualidade de produtos aos nossos clientes globalmente".
Leia Também: Ford renova estratégia e anuncia Ford Racing. Ricciardo é embaixador