A Nissan anunciou os seus planos para o Japan Mobility Show 2025 - o salão de Tóquio. Entre as suas propostas, estão as estreias do novo Elgrand e do renovado Ariya. O evento realiza-se de 30 de outubro a 9 de novembro (embora a abertura ao público em geral seja só no dia 31).
O construtor vai fazer a estreia do novo Elgrand a 29 de outubro, o mesmo dia em que vai apresentar o renovado Ariya - um crossover totalmente elétrico.
O Elgrand entra na sua quarta geração cerca de 30 anos depois de ter surgido a original. A mini-van terá a mais recente geração da tecnologia e-Power, devendo chegar ao mercado japonês em 2026.
Quanto ao Ariya, é um crossover elétrico cuja versão atualizada será lançada no Japão ainda no atual ano fiscal (que termina em março de 2026). Inclui atualizações nas suspensões aprimoradas para as estradas daquele país, função bidirecional Vehicle-to-Load (V2L) e sistema de infoentretenimento com base Google.
Mas não é só: a terceira geração do Leaf, lançada este verão, estará exposta, bem como o novo Micra para a Europa, o N7 para a China, o Roox Kei e o SUV Patrol.
Durante os dias abertos ao público, estarão em exibição modelos concebidos em específico para o Japão, como o Skyline 400R Limited Edition ou o Fairlady Z de alto desempenho.
Por outro lado, o construtor promete um protótipo de veículo para serviço de mobilidade autónoma com base no Nissan Serena - que integra um projeto piloto em Yokohama cujo arranque está previsto para novembro.
Ano difícil para a Nissan
A presença da Nissan no salão de Tóquio acontece na reta final de um ano civil complicado para o construtor sediado em Yokohama. Tanto que, em maio, foi apresentado um plano de reestruturação, o Re:Nissan, depois de apresentar prejuízos a rondar os quatro mil milhões de euros.
O cenário traduz-se na previsão de cerca de 20 mil despedimentos globalmente até 2027 e do fecho de sete das suas 17 fábricas. Em cima da mesa estará, também, a venda da sede em Yokohama e até do clube de futebol que há várias décadas pertence à companhia - o Yokohama F. Marinos.
Leia Também: Nissan investe em assistência à condução com IA. Lançamento em 2027