Apostada em chegar a mais clientes, a Tesla revelou esta semana versões de baixo custo de dois dos seus modelos. Um deles é o Model Y, cuja nova variante Standard chega, também, a Portugal. Já pode ser encomendada.
Esta versão mais barata do SUV de tamanho médio 'perde' algumas das características do anterior nível de entrada (Premium), mas sem prejudicar a sua identidade.
Há várias funcionalidades comuns a todas as variantes, como o acesso remoto por 'app' de telemóvel, planeador de viagem, controlo remoto da climatização, chave no telemóvel, Modo Sentinela e Modo Canino, entre outras. Também há atualizações automáticas de software (que podem ser instaladas durante a noite) e preparação para 'Full Self-Driving' (condução autónoma completa) supervisionada quando esta característica for legalmente permitida.
Capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,2 segundos, o Tesla Model Y Standard só está disponível com tração traseira. A autonomia (em ciclo WLTP) chega aos 534 km, sendo os consumos anunciados de 13,1 kWh por cada 100 quilómetros. O carregamento rápido Supercharge permite recuperar até cerca de 260 km de carga em 15 minutos. O automóvel surge com novas jantes Aperture de 18 polegadas.
Por dentro, o automóvel capaz de transportar cinco ocupantes tem novos bancos em tecido resistente e um espaço de armazenamento entre os assentos da frente inspirado no Cybertruck e nos primeiros Tesla Model S.
O ecrã tátil central à frente, de 15,4 polegadas, permite aceder ao sistema de infoentretenimento do Tesla Model Y Standard - incluindo música, filmes e até jogos. Pode, inclusive, ser como que um cinema a bordo no Tesla Theater. Outro recurso são os comandos por voz. Já a bagageira tem 835 litros de capacidade, que aumentam para 2.118 litros quando os bancos traseiros são rebatidos.
Em termos de sistemas de segurança, encontram-se funcionalidades e equipamento como câmaras frontais, monitorização do ângulo morto, travagem de emergência automática, alerta de colisão frontal ou correção de transposição de faixa.
Custa menos de 40 mil euros
Agora, o Tesla Model Y Standard é a variante de entrada de gama em Portugal, com preço de 39.990 euros.
As versões até agora disponíveis mantêm-se: Premium Long Range de tração traseira (49.990 euros) e de tração integral (52.990 euros) e Performance (61.990 euros) no topo de gama.
Leia Também: Este Tesla Model Y saiu sozinho da linha de montagem em Berlim