O momento é desafiante para a Stellantis, que procura reerguer-se num contexto em que tem vindo a registar quebras de vendas e lucros menores. Esta quarta-feira, 8 de outubro, foram anunciadas mudanças na equipa de liderança - a Stellantis Leadership Team (SLT).
No ano passado, a Stellantis registou uma quebra de produção, assim como uma descida das receitas (17 por cento inferior), do lucro líquido (que desceu 70 por cento) e do lucro operacional (queda de 64 por cento). Recentemente, foi noticiada a interrupção temporária da produção em seis fábricas europeias nas primeiras semanas deste mês.
Estas mexidas acontecem antes da apresentação de um plano estratégico atualizado em 2026 e, segundo a empresa, partem "do ímpeto positivo estabelecido nos últimos meses".
Estas são as mudanças:
- Europa: Emanuele Cappellano é o novo diretor para a Europa Alargada e Marcas Europeias, mantendo-se como líder da Stellantis Pro One.
- Maserati e Stellantis & You: Jean-Philippe Imparato assume o cargo de diretor-executivo e vai reportar diretamente a Emanuele Cappellano.
- Brasil e América do Sul: Herlander Zola será o sucessor de Emanuele Cappellano como diretor para a América do Sul. É atualmente diretor de operações comerciais de veículos ligeiros comerciais no Brasil e América do Sul.
- Ásia-Pacífico e China: Grégoire Olivier assume o cargo de diretor da região China e Ásia-Pacífico e será membro da SLT. Ocupa, até agora, a posição de diretor de estratégia para a China.
- Novos membros: Samie Cherfan junta-se à equipa de liderança, acumulando com o cargo de diretor do Médio Oriente e África e Micromobilidade e Ralph Gilles torna-se diretor global de design.
- Contratação à Mercedes: Francesco Ciancia será o novo diretor de fabrico global da Stellantis a partir de 1 de novembro, substituindo Arnaud Debouef. É proveniente da Mercedes-Benz.
- Saída: Além de Arnaud Debouef, também está de saída da Stellantis Philippe de Rovira, como foi anunciado em julho. Era diretor para a Ásia-Pacífico, Médio Oriente e África.
Antonio Filosa afirmou em comunicado: "Com estas novas nomeações, estamos a promover talento excecional de dentro e de fora para cargos de liderança, enquanto preparamos o negócio para o sucesso futuro. Estamos, também, a aprimorar o nosso foco regional ao alocar responsabilidade específica para as nossas organizações para a Ásia-Pacífico e Médio Oriente e África ao nível SLT".
O dirigente falou ainda de alguns nomes individuais: "Estamos muito satisfeitos por continuar a beneficiar da experiência de Jean-Philippe [Imparato] no novo cargo dele. Agradecemos a Arnaud e a Philippe [de Rovira] pelos contributos deles ao longo dos anos e desejamos-lhe o melhor nos seus futuros projetos".
A Stellantis tem uma presença global, abrangendo 14 marcas diferentes como a Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, Fiat, Jeep, Opel, Peugeot ou Vauxhall, entre outras.
Leia Também: Sindicato fala de quase 10.000 despedimentos na Stellantis em Itália