Chegaram, finalmente, os há muito falados Tesla mais acessíveis. O construtor liderado por Elon Musk apresentou esta terça-feira, 7 de outubro, as versões Standard do Model 3 e do Model Y.
Nos Estados Unidos da América, estão disponíveis, respetivamente, por 36.990 dólares (cerca de 31.858 euros) e 39.990 dólares (34.442 euros). Ou seja, ainda longe do patamar a rondar os 30 mil dólares que Elon Musk idealizava e que alguns analistas consideram que seria necessário para o fabricante.
A empresa passa por uma fase mais conturbada, com uma quebra generalizada das vendas. A concorrência chinesa, moderna e a preços atrativos, assim como uma gama envelhecida, são alguns dos principais desafios. Esta é uma tentativa de contrariar o cenário, pelo menos nos EUA, onde também terá de lidar com o fim dos incentivos à compra de carros elétricos.
Tesla Model 3 Standard
Tesla Model 3 Standard© Tesla
Esta nova versão do sedã tem tração traseira e uma autonomia que pode exceder os 516 km, enquanto o carregamento rápido Supercharge permite repor cerca de 273 km em 15 minutos. A aceleração dos 0 aos 96,5 km/h faz-se em 5,8 segundos.
Há duas opções de jantes: de 18 polegadas Prismata e de 19 polegadas Nova (em Premium as jantes de 18 polegadas são Photon e em Performance só há jantes de 20 polegadas Warp). Em duas das grandes diferenças técnicas, os amortecedores são passivos e os espelhos retrovisores têm ajuste manual.
A bordo, encontram-se bancos dianteiros aquecidos e estofos em couro vegan com inserções têxteis, tal como entradas de ar manuais para os bancos traseiros e decorações têxteis. O volante é manualmente ajustável.
Ao contrário das variantes Premium e Performance, só há ecrã tátil à frente, de 15,4 polegadas. O automóvel apresenta capacidades de conectividade por dados móveis, wifi, banda ultra-larga e Bluetooth. O rádio não faz parte do equipamento como no Premium e Performance. O sistema de som inclui sete altifalantes. Encontra-se cruise control consciente do tráfego, não havendo direção automática.
O Tesla Model 3 Standard tem, ainda, várias características que todos os níveis têm, incluindo faróis LED, máximos automáticos e adaptativos, porta-bagagens de abertura automática na aproximação, entradas de ar frontais ajustáveis no painel de instrumentos ou oito câmaras exteriores.
O filtro de partículas e de odores (em vez do HEPA), o tejadilho panorâmico em vidro, a reclinação elétrica dos bancos frontais, a iluminação ambiente e o uso de alumínio e de têxteis premium são outras das características que também se encontram na versão mais acessível.
Model Y Standard
Tesla Model Y Standard© Tesla
Para o mercado dos crossover, a proposta mais acessível da Tesla é o Model Y Standard. A autonomia pode superar os 516 km e, em 15 minutos de carregamento rápido Supercharge, é possível recuperar até cerca de 257 km. É um carro de tração traseira que acelera dos 0 aos 96,5 km/h em 6,8 segundos.
Tal como acontece no Model 3 Standard, há duas opções de jantes - 18 polegadas Prismata e 19 polegadas Nova (em Premium são de 19 ou 20 polegadas e em Performance de 21 polegadas). Os amortecedores passivos e os espelhos retrovisores de ajuste manual são outras características partilhadas com o Model 3.
Por dentro, as particularidades também são todas comuns: bancos da primeira fila aquecidos, volante de ajuste manual, todos os bancos estofados a couro vegan com inserções têxteis, decorações têxteis, ecrã tátil de 15,4 polegadas à frente e entradas de ar de ajuste manual para a fila traseira.
Há, também, conectividade por dados, wifi, banda ultra-larga e Bluetooth (não há rádio, ao contrário do Premium e Performance) e um sistema de áudio com sete altifalantes (as outras versões têm 15 altifalantes e um subwoofer). O cruise control consciente do tráfego.
Para o Model Y Standard em concreto, os bancos são em dois tons, os traseiros são rebatíveis, encontra-se tejadilho fechado em vidro (ou seja, não há o amplo tejadilho panorâmico), consola central aberta e filtro de partículas e de odores em vez do HEPA. Os faróis LED e os máximos automáticos também fazem parte do equipamento deste automóvel.
O Tesla Model Y Standard partilha com os demais níveis de equipamento as oito câmaras exteriores, porta-bagagens de abertura automática com a aproximação, ajuste das entradas de ar frontais no ecrã tátil, dois carregadores de telefone sem fios, têxteis premium e alumínio, iluminação ambiente, reclinação elétrica dos bancos dianteiros e duas tomadas USB-C.
O que têm todos os Tesla
Em todos os modelos e versões, os Tesla têm recursos como volante e para-brisas aquecido, perfis de condução personalizados, proteção contra raios ultravioleta e infravermelhos em todos os vidros ou Tesla Theater para entretenimento, 'app' Tesla com chave no telemóvel e integração da Inteligência Artificial Grok.
Em termos de segurança, há travagem automática de emergência, alertas de colisão frontal e de colisão no ângulo morto, para além de prevenção de saída de faixa.
É sempre possível fazer alguns ajustes remotos ao veículo através do telefone, como trancar e destrancar e regular previamente a temperatura interior. Também se pode planear o itinerário, com o Trip Planner a incluir automaticamente paragens para carregamento no caminho.
Chegarão à Europa?
Embora ainda não exista qualquer informação oficial, tudo indica que os Tesla Model 3 e Model Y não cheguem ao mercado europeu - embora seja de esperar que tal venha a acontecer, devido à necessidade de contrariar a quebra de vendas.
Para já, ambos estão cingidos aos Estados Unidos da América, uma vez que segundo a Autocar britânica inicialmente serão construídos, apenas, naquele país - e os Tesla de produção americana não vão para outros mercados.
[Notícia atualizada às 08h12]
Leia Também: Tesla Model Y mais barato pode ser apresentado já amanhã