A atravessar um período difícil no que toca ao desempenho no mercado, a Tesla pode ter uma novidade na calha - tendo anunciado um acontecimento para esta terça-feira, 7 de outubro. Em causa, poderá estar o novo Model Y mais acessível e (bem) menos 'apetrechado'.
Há dois 'teasers' no X da empresa, lançados este domingo: um retrata aquilo que parece uma roda de um carro a girar e, no fim, surge a data de 7 de outubro. Numa publicação posterior, vê-se um automóvel oculto no escuro, mas com os faróis acesos.
É sabido que a Tesla tinha como ideia lançar um modelo elétrico mais acessível nos Estados Unidos da América ainda este ano. Deverá ser 20 por cento mais barato do que a mais recente versão do Model Y, lançada no verão deste ano.
Já a página de X especializada em informações da Tesla, a The Tesla Newsire, escreve: "Já não há quaisquer dúvidas. A Tesla irá revelar o Model Y Standard na terça-feira".
De acordo com a agência Reuters, será possível produzir cerca de 250 mil unidades por ano só nos Estados Unidos da América.
O que esperar do Tesla mais barato?
— Tesla (@Tesla) October 5, 2025
O Tesla Model Y mais barato não vai ser uma revolução técnica nem tecnológica. Será, sobretudo, um 'downgrade' do equipamento do automóvel atual, para o deixar a um preço inferior. No entanto, mesmo assim não será acessível a todas as 'carteiras': ficará nos 39.990 dólares (quase 46 milhões de euros).
É um número veiculado pela The Tesla New Air, que também adianta o que irá mudar na variante mais simples: faróis de uma peça única, câmara no para-choques frontal, novas jantes de 18 polegadas, interior básico sem ecrã para a segunda fila de bancos, ecrã tátil de 15,4 polegadas.
As características anunciadas por aquela página falam, também, de volante ajustável manualmente e de um novo desenho para o painel frontal, tal como a inclusão de um filtro de partículas sem filtro HEPA e um compartimento de carga ligeiramente menor do que no Model Y regular.
— Tesla (@Tesla) October 6, 2025
Leia Também: Tesla vendeu quase meio milhão de carros de junho a setembro