O Dacia Spring é conhecido como um dos elétricos mais acessíveis do mercado e surge, agora, atualizado - incluindo duas motorizações mais potentes e uma bateria nova.
Motorizações e bateria
A marca do Grupo Renault dotou o automóvel de dois novos motores: um com 70 cv de potência (versões Essential e Expression) e outro de 100 cv (Dacia Spring Extreme), que aprimoram as capacidades de circular fora da cidade: as variantes anteriores tinham 45 cv e 65 cv de potência. Os tempos de aceleração diminuíram consideravelmente.
Quanto à bateria, é estreada uma de 24,3 kWh - a primeira do grupo com a química de fosfato de ferro-lítio (LFP). A autonomia ronda os 225 km em ciclo WLTP nas versões com jantes de 15 polegadas.
Carregar é um processo mais célere com o novo carregador integrado de 40 Kw de corrente contínua no lugar do anterior de 30 kW - sendo equipamento opcional e exclusivo para as variantes Expression e Extreme. Com ele, é possível repor dos 20 aos 80 por cento da carga em 29 minutos.
O carregador de 7 kW de corrente alternada mantém-se como parte do equipamento de série em toda a gama Spring. Este permite carregar a bateria de 20 a 100 por cento em 3h20 minutos (antes demorava quatro horas) numa tomada de 7 kW. Já numa tomada doméstica, o processo leva 10h11m. Há a opção Vehicle-to-Load (V2L), que permite carregar dispositivos elétricos externos.
Estrutura do automóvel
Há, também, mudanças na estrutura do automóvel, que é mais rígida. A bateria está alojada numa secção central reforçada. A distribuição do peso entre eixos foi aprimorada.
Em estreia no Dacia Spring, está uma barra estabilizadora de série em todas as versões, melhorando a estabilidade nas curvas. Os amortecedores e molas de suspensão também têm novas configurações, enquanto as jantes de 15 polegadas integram o equipamento de série a partir do nível Expression.
Em termos aerodinâmicos, as carenagens foram aprimoradas e há um novo 'spoiler' na porta traseira que resulta numa melhoria do coeficiente SCx para 0,660 (jantes de 14 polegadas) e 0,665 (jantes de 15 polegadas).
Cosmeticamente, o automóvel passa a ter uma nova cor de carroçaria, Seafom.
Por dentro
No interior, o novo Dacia Spring tem uma bagageira com 308 litros de volume, expansíveis até 1.004 litros se os bancos traseiros forem rebatidos. Há compartimentos de arrumação interiores que totalizam mais de 32 litros de capacidade, incluindo nas portas, porta-luvas e consola central.
O painel de instrumentos de série é digital e mede sete polegadas. O sistema multimédia Media Control é de série nos níveis de equipamento Essential e Expression. Tem comandos no volante e a gestão das funções de rádio e multimédia podem ser geridas através do ecrã do telemóvel.
Já o Media Display é o sistema de série para a versão Extreme (incluindo Media Nav Live), estando disponível como opção para a Expression. Aqui, encontra-se um ecrã tátil central de 10,1 polegadas e conectividade sem fios com telemóveis através de Apple CarPlay e Android Auto. A Media Nav Live disponibiliza informações de trânsito em tempo real e mapas europeus com atualizações regulares.
Há três pontos de fixação YouClip de série - um no painel de instrumentos e dois na consola central. Estes permitem fixar diversos acessórios, como bolsa de arrumação, suporte para telemóvel com ou sem carregador por indução e um conjunto de suporte para copos, gancho para sacos e lanterna portátil.
Quanto custa?
A Dacia não revelou o preço concreto do novo Spring, mas assegura que "toda a gama" vai estar disponível "por menos de 20 mil euros".
Leia Também: Dacia Logan e Sandero renovados com novos motores e não só