Clientes da Tesla já estão a receber a atualização v14. do sistema de condução autónoma (FSD) supervisionada dos seus automóveis, para a quarta geração da plataforma de hardware (HW4). Desde a parte final do ano passado que não existiam atualizações consideráveis.
A condução autónoma tem sido uma das 'bandeiras' do diretor-executivo da empresa, Elon Musk - que, nos últimos meses, começou a testar os seus serviços de robotáxi, estreando-se em Austin em junho.
As ferramentas de condução autónoma da Tesla estão disponíveis apenas sob supervisão do condutor humano, podendo guiar o automóvel em vários cenários - incluindo mudanças de faixa, navegação em torno de veículos e objetos e até estacionar e arrancar desde um estacionamento.
Segundo o site Electrek e Sawyer Merritt na rede social X, são agora acrescentadas ou aprimoradas várias características, incluindo mais opções para a chegada que permitem selecionar onde o carro deve estacionar.
O FSD passa a poder encostar ou parar para dar passagem a viaturas de autoridades ou de emergência, para além de ser acrescentada navegação à rede neural baseada em visão para processamento em tempo real de estradas bloqueadas e desvios.
Outra das novas características é um 'Speed Profile' adicional, que permite dar um cunho mais pessoal às preferências de estilo de condução. O FSD passará a conseguir gerir melhor falhas do sistema e recuperar de forma suave de uma operação degradada, para além de a manobragem ser melhorada em vários cenários de maior risco como curvas desprotegidas ou mudanças de faixa.
A versão 14 do sistema de condução autónoma da Tesla vem com a habilidade de desvio de detritos na estrada aprimorada, propondo ainda limpeza rápida das câmaras frontais a altas velocidades. Há, ainda, um alerta para resíduos acumulados no interior do para-brisas com potencial impacto na visibilidade da câmara frontal.
Leia Também: Tesla vendeu quase meio milhão de carros de junho a setembro