Nos próximos anos, a Audi deverá lançar o novo A4 - um sedã executivo elétrico (E-tron) definido pelo software que vai estrear o conceito de design 'Radical Next', apresentado em setembro no Concept C. O objetivo é fazer face à como a Série 3 da BMW e a Classe C da Mercedes.
A Autocar escreve que é expectável que este novo modelo entre no mercado em 2028. Em declarações àquela publicação britânica, o diretor-executivo da marca, Gernot Döllner, confirmou o desenvolvimento do automóvel, cuja chegada será "a maior mudança na história da empresa", segundo as suas palavras.
Isto porque dará início a uma reformulação vasta da gama do fabricante dos quatro anéis, desde a linguagem de design (revelada no Concept C) à própria estrutura corporativa e estratégia.
Numa altura em que a concorrência aposta em novos sedãs executivos elétricos, Gernot Döllner confirmou que "um A4 elétrico é decididamente uma área de foco para a Audi".
O dirigente falou de um "carro futuro Audi" assente numa "plataforma futura", mais concretamente na nova arquitetura SSP do Grupo Volkswagen - que a Audi integra. Essa nova plataforma só chegará em 2028, pelo que o novo modelo da Audi não será lançado antes disso.
Tecnologia a bordo da Rivian
Por outro lado, espera-se um automóvel definido por software, com a Autocar a considerar "altamente provável" que seja um dos que vai receber a nova e avançada arquitetura de software desenvolvida em parceria com a tecnológica americana Rivian para o Grupo VW.
O primeiro modelo com este software chegará ao mercado em 2028, segundo Gernot Döllner, que falou do lançamento do mesmo em dois carros totalmente novos antes de se estender à restante gama. Será possível ter processos "mais simples e mais velozes" no desenvolvimento do automóvel, além de haver uma forte aposta em atualizações remotas ('over the air').
Posto isto, os controlos físicos não vão desaparecer, mantendo-se nos modelos da Audi encaixados com o software avançado - tendo em conta que é o que os clientes procuram nos automóveis, segundo o dirigente da marca de Ingolstadt.
Leia Também: Revelado o Audi Concept C, o 'vislumbre' de um futuro Audi TT elétrico