Foram anunciadas as atualizações para 2026 do Polestar 3. O SUV sueco passa a ter uma nova arquitetura elétrica de 800 volts, naquele que é descrito como "um grande salto tecnológico".
Carregamento mais rápido e maior eficiência
A nova arquitetura permite que o carregamento rápido atinja um pico de 350 kW, sendo possível repor dos 10 aos 80 por cento do nível da bateria em cerca de 22 minutos. É uma redução de 25 por cento no tempo de demora.
A eficiência também aumenta, em seis por cento, e foi possível incluir uma nova bateria de iões de lítio da CATL. A capacidade é de 92 kWh para a variante com motor traseiro (Rear Motor) e de 106 kWh para as versões de dois motores (Dual Motor) e Performance.
Motorizações atualizadas
As atualizações do Polestar 3 continuam na motorização. O fabricante sueco desenvolveu um novo motor traseiro síncrono de íman permanente com maior desempenho. Já o motor dianteiro é assíncrono, numa configuração que debita até 500 kW (cerca de 680 cv) de potência na variante Performance.
O nível de entrada, Rear Motor, atinge os 333 cv de potência, enquanto a Dual Motor surge com 544 cv. Em termos de autonomia (ciclo WLTP) atinge 604 km no Rear Motor, 635 km no Dual Motor e 593 km no Polestar Performance.
O motor frontal desliga-se automaticamente quando não é necessário, o que resulta em melhorias ao nível da autonomia e da eficiência.
Patamares e equipamento
Os níveis de equipamento do novo Polestar 3 foram alterados. A nomenclatura anterior surge reformulada, havendo três patamares: Rear Motor (de entrada), Dual Motor e Performance. O objetivo, segundo o fabricante, foi ter "uma distinção mais clara entre versões".
A suspensão de ar ativa faz parte do equipamento opcional para a versão Dual Motor e é incluída de série em Performance.
Por fora, é incluída uma nova opção de cor cinzenta escura metálica, Storm, que ocupa o lugar da decoração Thunder. As portas têm gráficos em texto atualizados, incluindo agora a variante do modelo e um tamanho de letra maior.
O interior surge com novos estofos em MicroTech, além de ter decorações em alumínio (que, antes, eram opcionais). O pacote Climate dota o carro de bancos traseiros, volante e hastes do limpa para-brisas aquecidos, enquanto o Prime tem todas as características dos pacotes Pilot, Plus e Climate acrescentando vidros traseiros escurecidos.
Opcionalmente, é possível incluir um sistema de som Bowers & Wilkins com altifalantes nos encostos de cabeça e cancelamento ativo de ruído da estrada. Também está incluído no pacote Plus.
O desenho dos cintos de segurança é diferente entre cada nível: preto no Polestar 3 Rear Motor, preto com uma faixa em dourado no Dual Motor e totalmente em dourado na versão Performance.
Novo processador
Há um novo processador Nvidia Drive AGX Orin no Polestar 3, o que permite aumentar em mais de oito vezes o poder de computação do automóvel.
Assim, a gestão dos sistemas de segurança ativa ganha em rapidez e inteligência, assim como acontece com o desempenho da bateria e o processamento de dados recolhidos pelos sensores.
A Polestar não só vai colocar este novo processador na nova versão de 2026 do automóvel, como também vai disponibilizá-lo aos atuais proprietários do modelo.
Disponibilidade
Para já, o renovado Polestar 3 será vendido no Reino Unido, tendo em conta a alta procura naquele país. Ainda não sabemos se ou quando chegará a Portugal, com a marca a esclarecer: "Outros mercados seguir-se-ão em data posterior".
Leia Também: Polestar 5, um novo Grand Tourer elétrico com mais de 700 cv de potência