A IAA Mobility em Munique serviu de palco à apresentação do novo Polestar 5, esta segunda-feira (8 de setembro). O carro, que já está disponível para encomenda, é um Grand Tourer elétrico, com dados de desempenho que impressionam.
Design
O ponto de partida é o 'concept car' Precept, revelado em 2020. O modelo de quatro portas tem cinco metros de comportamento e um design cuja principal inspiração foi o mundo da aviação. Isso é visível no seu perfil aerodinâmico, assim como nas superfícies minimalistas.
O 'nariz' baixo, com a SmartZone que foi estreada pelo Precept, é rodeado pelos faróis de dupla lâmina em tecnologia Pixel LED. A altura visual é de apenas 142 centímetros, graças aos revestimentos em preto brilhante ou Shade ao longo da secção inferior das portas - portas essas que têm puxadores retráteis, que ficam embutidos na carroçaria melhorando a aerodinâmica.
Na parte traseira, o novo Polestar 5 tem uma barra luminosa eficiente do ponto de vista aerodinâmica, com detalhes de ventilação e um difusor integrado. O objetivo deste desenho foi melhorar o fluxo de ar na área. O coeficiente de arrasto no Polestar 5 Dual fica nos 0,24.
Há seis cores exteriores disponíveis, incluindo a Storm mate (cinzento escuro); e Magnesium (com um acabamento em prateado). O carro tem, também, o maior tejadilho panorâmico em vidro que a Polestar já pôs num dos seus modelos.
Mais de 700 cv de potência e autonomia superior a 600 km
A dianteira do Polestar 5© Polestar
O Polestar 5, assente numa arquitetura elétrica de 800 volts (que se estreia na gama da marca) está disponível em duas versões, sendo que ambas apresentam desempenhos elevados, velocidade máxima de 250 km/h e baterias com 112 kWh de capacidade.
A Dual Motor tem 550 kW/748 cv de potência e 812 Nm de binário, estando disponível a partir de 199.900 euros. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 3,8 segundos, ao passo que a autonomia em ciclo WLTP é de 670 km.
O topo de gama é o Polestar 5 Performance, por um preço de 142.900 euros proposto. A potência cresce para 650 kW/884 cv e o binário para impressionantes 1.015 Nm. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,1 segundos. Com consumos maior e a mesma bateria, a autonomia baixa para 565 km.
Estreia de plataforma em alumínio
Perfil lateral do novo Grand Tourer sueco© Polestar
Pela primeira vez, a plataforma em alumínio Polestar Performance Architecture (PPA) equipa um modelo do fabricante sueco. Utiliza extrusões, prensagens e fundições de alumínio de alta resistência, numa estrutura simultaneamente leve e rígida.
Cerca de 13 por cento do alumínio que compõe o automóvel é reciclado e 83 por cento provém de fundições que usam energias renováveis. A estrutura é mais leve do que uma comparável em aço.
Em termos de suspensões, encontram-se amortecedores passivos com limitadores de ressalto hidráulicos no Dual, enquanto o Performance possui amortecimento ativo BWI MagneRide.
As jantes estão equipadas com pneus Michelin e medem entre 20 e 22 polegadas conforme a escolha do cliente. No que toca à travagem, à frente há as mesmas pinças de quatro êmbolos Brembo que equipam o Polestar 3, mas os discos leves são de 400 milímetros reduzindo o peso em 12 kg face ao SUV nórdico.
Dentro do Polestar 5
Polestar 5 por dentro© Polestar
Quem abrir as portas do Polestar 5, encontra uma configuração de 4+1 lugares neste carro elétrico e materiais em fibra natural. Os bancos da frente foram concebidos em colaboração com a Recaro e têm acabamento Charcoal MicroTech de série - podendo ser substituído por couro Nappa Bridge of Weir em Carvão ou Zinco.
Os passageiros que seguem atrás podem controlar o sistema climático de quatro zonas, aquecimento dos bancos, ventilação e função de massagem, tendo o mesmo desenho dos bancos Recaro. Se o descanso de braços para os ocupantes da frente for elevado, há espaço para um quinto lugar.
O condutor senta-se num banco baixo propositadamente reclinado, numa posição focada no desempenho desportivo. O ecrã de nove polegadas está montado diretamente na coluna de direção eletricamente ajustável, em linha com o campo de visão do condutor. Há, igualmente, um head-up display de 9,5 polegadas e um ecrã tátil central de 14,5 polegadas com o sistema operativo Android Automotive específico da Polestar.
A fibra BComp, completada com ampliTex, é uma alternativa biológica à fibra de carbono, feita de linho. É até 40 por cento mais leve do que o plástico e usa menos 50 por cento de materiais com base em combustíveis fósseis. Já as secções inferiores das portas são fabricadas em NFPP. Os tapetes são em Econyl, fabricado a partir de resíduos plásticos, enquanto o forro do tejadilho é em PET reciclado.
Em termos de armazenamento, o Polestar 5 pode levar até 365 litros no compartimento de bagagem traseiro e 62 litros à frente, por debaixo do capot. A consola central, numa posição baixa entre os dois bancos da frente, tem um espaço de arrumação que pode ser trancado.
Tecnologia a bordo
Polestar 5 visto de trás© Polestar
O condutor usufrui de vários sistemas avançados de assistência (ADAS), com sensores, radar e câmara de estacionamento dianteira na SmartZone. O Pilot Assist ajusta a velocidade do veículo e posicionamento na via escolhida até aos 150 km/h.
Por dentro, existem oito airbags, havendo, ainda, radares que detetam quantidade, posição e tipo dos ocupantes de modo a que sejam desencadeadas as medidas de segurança apropriadas em caso de incidente.
O carro está equipado com navegação Google Maps e com um sistema de áudio Polestar High Performance Audio de dez colunas ou, alternativamente, com um sistema de áudio Bowers & Wilkins de 21 colunas com tecnologia Tweeter-on-Top.
Leia Também: Polestar 3 entra para o Livro do Guinness com recorde de autonomia