Este não é um 'concept car' com chegada prevista à produção, longe disso. Mas mostra como é que poderia ser, hoje em dia, o Skoda 110 R - um dos clássicos do fabricante da Chéquia. Integra uma série de ícones reinventados puramente ficcionais.
O coupé de duas portas, que faz as 'delícias' de entusiastas e teve uma versão de ralis (130 RS), foi reinterpretado por Richard Svec, que integra a equipa de modelação digital da Skoda Design.
O designer quis evitar ter linhas retro, pretendendo "criar uma forma completamente nova, integrando cuidadosamente referências subtis a características que definem o caráter do 110 R".
A intenção foi ter um design "o mais inovador possível". A abordagem não só foi fiel ao espírito do modelo original, como também à linguagem de design atual da Skoda, 'Modern Solid', mas pouco ou nada há que possa ser visto como 'retro' - a modernidade domina as linhas deste Skoda 110 R imaginário.
Encontram-se para-lamas alargados e uma gaiola de proteção interna, tal como ranhuras na parte dianteira do capot que evocam o Skoda 130 RS de ralis.
Apesar de ser mantida distância para um conceito retro, a silhueta deste Skoda 110 R é identificável com a do modelo original: linha de tejadilho baixa e uma parte traseira ao estilo 'fastback', com uma postura desportiva.
Os faróis e farolins mudaram por completo: ao invés dos formatos do original, foi aplicada a assinatura de iluminação Tech-loop, apresentada com o Skoda Vision O: "Reinterpretar os faróis redondos e as lâmpadas traseiras retangulares teria levado o design demasiado para o território retro", explicou Richard Svec.
Assim, encontram-se luzes diurnas LED verticais integradas num painel à frente, onde o logótipo é iluminado - tal como o que está atrás, bem no centro do painel.
O Skoda 110 R é o mais recente exercício do construtor checo em que um modelo antigo é reinterpretado para uma era moderna - e sem que algum deles vá, tornar-se de facto real.
No âmbito da série Icons Get a Makeover, já foram trabalhados modelos como o Skoda Felicia Fun, Ferat ou Sport, bem como o icónico Voiturette A ou o Skoda 1203, entre outros.
Lançado originalmente em 1970, o Skoda 110 R teve mais de 56 mil exemplares produzidos ao longo de uma década.
Parte traseira e lateral do Skoda 110 R.© Skoda
Richard Svec ao lado do Skoda 110 R original© Skoda
Leia Também: Skoda Vision O apresentado. É um vislumbre de um futuro Octavia elétrico