Como poderá ser um Skoda Octavia elétrico do futuro? A resposta conheceu-se esta segunda-feira, 8 de setembro: depois de vários 'teasers', foi finalmente revelada a carrinha conceptual Skoda Vision O. Inaugura, também, uma nova abordagem de design "pensado de dentro para fora".
Design 'Modern Solid' evoluiu
O protótipo incorpora um novo desenvolvimento da linguagem de design 'Modern Solid', minimalista e aprimorada do ponto de vista aerodinâmico.
O logótipo da Skoda no capot está iluminado. O conceito de luzes é novo, com as Skoda Cyber Lights a darem uma nova aparência à parte frontal. Os indicadores de mudança de direção ('piscas') são animados e encontram-se incorporados nos guarda-lamas e nas capas dos espelhos retrovisores. Servem, também, para assinalar quando o carro está em modo de condução autónoma. Atrás, encontra-se também um logótipo da Skoda iluminado, bem como um design de luzes LED em forma de T e 'piscas' animados.
Novidades de design
O perfil lateral do Skoda Vision O© Skoda
O pilar B é novo e destaca um amplo espaço interior, possuindo um elemento trapezoidal. Já o pilar C também tem um design renovado, sem recorrer a plástico adicional, o que dá um aspeto mais limpo ao habitáculo. Este Skoda Vision O tem canais laterais que divergem o ar em excesso para as rodas, cujo formato é aerodinâmico. Os puxadores das portas retráteis ficam embutidos na carroçaria e o capot tem duas aberturas de ventilação.
A carroçaria tem uma decoração numa transição de cor quente para cor fria, num efeito de mica pérola que muda de azul para bege areia através de pigmentos de interferência transparentes. Estes fazem a refração da luz solar em algumas cores do arco-íris.
Há, também, pormenores em preto, janelas escurecidas e jantes aerodinâmicas em preto, assim como o tejadilho. As tomadas de carregamento situam-se de ambos os lados do automóvel. O Vision O tem 4.850 milímetros de comprimento, 1.900 mm de largura e 1.500 mm de altura.
O interior do Skoda Vision O
O interior do Skoda Vision O, a partir dos bancos traseiros© Skoda
Portas com abertura em direções opostas dão acesso ao interior da nova carrinha checa, que também incorpora a renovada linguagem de design 'Modern Solid'. Desenvolvido de dentro para fora, o Skoda Vision O pensado nos utilizadores. O 'layout' de interface humano-máquina (HMI) é novo.
A circularidade e minimizar o impacto ambiental foi uma preocupação da Skoda ao conceber o interior - sem comprometer a qualidade e estética. O revestimento dos bancos é feito em material PES 100 por cento reciclável, enquanto o apoio de cabeça utiliza um material reciclável flexível e durável, Ultrasint TPU. Já o Ultrasuede NU é utilizado para áreas maiores, tendo um efeito transparente e um conteúdo 65 por cento à base de plantas. O couro Nabore reciclado reveste o piso.
Os bancos podem ser ajustados para ter maior conforto ou espaço adicional através do modo Tranquil, que também ajusta a iluminação ambiente para corresponder ao modo escolhido. Os bancos podem deslizar para trás proporcionando mais espaço para as pernas. O modo Tranquil também proporciona a música favorita do utilizador e diminui o conteúdo exibido nos ecrãs.
O Skoda Horizon Display proporciona as informações essenciais no campo de visão do condutor. Trata-se de um ecrã horizontal que se estende por 1,2 metros em todo o painel frontal do carro. Para além de ser prático e reduzir distrações, cria uma sensação de espaço.
É possível escolher que informação é exibida e em que quantidade, com a operação a ser feita através de controlos táteis ou de um botão central para ajustes rápidos.
O Skoda Bio-Adaptive Lighting é uma forma de iluminação adaptativa que ajusta os tons aos ciclos de luz natural. Deste modo, é respeitado o ritmo biológico do ser humano e a experiência é mais centrada no utilizador.
O esquema de cores interior é acromático, mas há um cinzento mais escuro nos bancos frontais que cria uma assimetria e alinha-se com a iluminação adaptativa.
O volante incorpora controlos para aceder rapidamente e sem distrações a funções como o volume multimédia ou a seleção da estação de rádio, assim como a gestão de chamadas telefónicas e a operação do cruise control. No painel de instrumentos, há controlos táteis para navegar entre menus e definir configurações. Há controlo por voz.
Em termos de armazenamento, a carrinha é um conceito que tem uma bagageira com 650 litros de capacidade, expansíveis para mais de 1.750 litros ao rebater os bancos traseiros.
Tecnologia (que inclui condução autónoma)
Perfil frontal do Skoda Vision O© Skoda
O Skoda Vision O é um exercício conceptual moderno e, como não podia deixar de ser, incorpora diversas inovações tecnológicas. Desde logo, há capacidades de condução autónoma que permitem gerir todas as tarefas independentemente exceto se a visibilidade for reduzida ou estiver mau tempo.
A 'Laura' é a assistente digital de inteligência artificial. É interativa, oferecendo sugestões de rota de navegação em conformidade com a situação de condutor e disposição dos ocupantes. Também apoia com outras tarefas e até'‘conversa' sobre o que rodeia o carro, para além de contar estórias sob pedido no modo de 'storytelling'. A 'Laura' ainda dá vida à nova 'app' Vision O.
Esta aplicação complementa o carro conceptual, tendo uma função de Loading Assistant impulsionada por inteligência artificial que ajuda a preparar remotamente o espaço de armazenamento para transportar objetos de maiores dimensões. Também disponibiliza outras funções, incluindo o escurecimento das janelas. De referir, igualmente, que a consola central incorpora pontos de carregamento sem fios para smartphones.
A traseira do modelo conceptual© Skoda
Leia Também: Skoda Epiq, o 'show car' que antecipa o elétrico mais acessível da marca