Procurar

Já é oficial. Carros elétricos da Xiaomi vão chegar à Europa em 2027

Os rumores e indicadores já circulavam há alguns meses e é agora é oficial: a Xiaomi anunciou que vai expandir os seus automóveis elétricos para a Europa a partir de 2027.

Já é oficial. Carros elétricos da Xiaomi vão chegar à Europa em 2027

© Captura de ecrã Xiaomi / YouTube

Bernardo Matias
25/09/2025 10:39 ‧ há 6 dias por Bernardo Matias

A Xiaomi vai mesmo vender os seus automóveis na Europa a partir de 2027. Ainda não se sabe em que mercados vai entrar ou a data concreta em que começará as vendas nesse ano.

 

Também está por saber que modelos é que chegarão primeiro à Europa e, claro, os preços. Durante o verão que agora terminou, o presidente do grupo, Lu Weibing, mostrou-se em Munique (Alemanha) com um SU7 Ultra matriculado e, assim, aprovado para ser testado em estradas na Alemanha.

Na última madrugada, a tecnológica chinesa organizou um evento de lançamento global transmitido online, no qual falou a vice-presidente do grupo, Xu Fei.

A dirigente revelou em palco: "Em 2027, os veículos elétricos da Xiaomi irão entrar no mercado europeu. Nessa altura, os nossos utilizadores globais poderão ter a experiência completa humano-carro-casa".

Esta foi uma referência ao ecossistema da Xiaomi, que se propõe integrar o ser humano, as casas e os automóveis. E, sobre os carros em concreto, Xu Fei defendeu: "O carro não é só um veículo; é um espaço móvel inteligente".

Dois modelos já lançados na China

Foi em 2021 que a Xiaomi começou as suas atividades no setor automóvel, tendo já lançado dois modelos: o sedã SU7 e o SUV de tamanho médio YU7. Em apenas 15 meses, o SU7 registou 300.000 exemplares entregues, enquanto o YU7 teve mais de 200.000 encomendas nos três minutos seguintes ao lançamento.

Em desenvolvimento está um SUV de autonomia alargada (EREV) - o YU9 - especulando-se também sobre uma versão de alto desempenho do YU7. Este poderá ser anunciado já esta quinta-feira, 25 de setembro.

Apesar de ainda só operar no mercado, a Xiaomi já levou os seus modelos ao circuito de Nürburgring Nordschleife, onde o SU7 Ultra se tornou no automóvel elétrico de produção mais rápido de sempre no infame traçado alemão ao completar uma volta em 7m04,957s.

Xu Fei sublinhou: "Queremos proporcionar qualidade e fiabilidade aos condutores. Acreditamos que alto desempenho significa alta qualidade. Esta é a filosofia da Xiaomi como construtor automóvel".

Leia Também: Xiaomi terá contratado ex-diretor de design da Lamborghini

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10