A Xiaomi terá contratado Fabian Schmölz, antigo designer chefe de exteriores da Lamborghini. Irá assumir as mesmas funções na Xiaomi Auto Europe.
A notícia é adiantada pela Sanyan Tech e veiculada no Car News China. No construtor de Sant'Agata Bolognese, o designer teve um papel fundamental na conceção do Temerario.
Antes da Lamborghini, passou pela Porsche, onde trabalhou em modelos como o 'concept car' VisionGT e o protótipo Mission E (posteriormente, deu lugar ao Taycan).
Dois Xiaomi até ao momento
Só no ano passado é que a Xiaomi abraçou o negócio dos carros elétricos. A estreia foi com o sedã SU7, um modelo totalmente elétrico de quatro portas que, na sua variante Ultra, pode chegar a impressionantes 1.527 cv de potência graças aos motores HyperEngine V8s. Está disponível com tração traseira ou tração integral, sendo a autonomia de até 620 km em ciclo CLTC.
Este é um modelo de alto desempenho que já bateu recordes no infame Nürburgring Nordschleife: tornou-se no carro elétrico executivo de produção em série mais rápido de sempre no circuito (a sua volta foi feita em 7m04,947s).
Já em junho deste ano foi lançado o SUV crossover Xiaomi YU7, com até 681 cv de potência do motor HyperEngine V6s Plus e 835 km de autonomia. Tem cinco portas e surge com variantes de tração traseira e de tração integral. Em apenas 18 horas depois do lançamento, chegou às 240 mil pré-reservas.
Xiaomi aponta à Europa em 2027
Atualmente, a Xiaomi só vende os seus automóveis na China, mas já fez saber que se quer internacionalizar. A chegada à Europa está prevista para dentro de dois anos, em 2027.
Mas, já este ano, o diretor-executivo da empresa tecnológica, Lei Jun, anunciou ter testado o SU7 Ultra em Munique (Alemanha). O exemplar foi o primeiro com matrícula válida para testar nas estradas europeias.
Para além da potencial chegada de Fabian Schmölz, a Xiaomi tem-se reforçado com outros profissionais vindos de fabricantes instituídos. São os casos de Kai Langer e Rudolf Dittrich, ambos com um passado ligado à BMW em posições de liderança.
Leia Também: Xiaomi contratou ex-diretor de design da BMW i Series