Procurar

CEO da Audi 'devoto' do carro elétrico: "É a melhor tecnologia"

A Audi, tal como vários outros construtores, está a eletrificar a sua gama gradualmente. E, embora tenha revisto os seus objetivos em baixa, o seu diretor-executivo acredita muito neste tipo de tecnologia.

CEO da Audi 'devoto' do carro elétrico: "É a melhor tecnologia"

© Jason Alden/Bloomberg via Getty Images

Notícias ao Minuto
16/09/2025 13:52 ‧ há 2 semanas por Notícias ao Minuto

Auto

Audi

A procura de automóveis elétricos não está a corresponder às expectativas na Europa, o que obriga vários construtores a reverem os seus planos de eletrificação traçando metas menos ambiciosas.

 

É o caso da Audi, que já desistiu de ter apenas modelos elétricos até 2032, continuando a ter também motores de combustão - que permanecem como cruciais na sua estratégia. O que não significa que os elétricos estejam descartados - de resto, mostrou recentemente o protótipo Audi Concept C, uma visão de um futuro roadster elétrico da marca dos quatro anéis.

Até porque no ano passado vendeu menos 7,8 por cento de viaturas elétricas face a 2023 (164.480 unidades) - isto apesar de também existir uma maior quota deste tipo de automóveis nas entregas (9,7 por cento).

Dados financeiros à parte, o seu diretor-executivo, Gernot Döllner, tem uma opinião muito positiva acerca dos elétricos. Segundo o Motor1.com, o dirigente disse à Wirtschaftswoche: "Não conheço nenhuma tecnologia melhor do que o carro elétrico para progredir na redução das emissões de CO2 nos transportes nos próximos anos. Mas, mesmo para além da proteção do clima, o carro elétrico é simplesmente a melhor tecnologia".

Para além das metas internas que cada construtor pode definir, também é necessário responder aos objetivos climáticos da União Europeia. Por enquanto, 2035 mantém-se como o ano em que os novos veículos com motores de combustão deverão ser proibidos. Até lá, há metas intermédias a cumprir, incluindo uma média para o período 2025-2027.

Grupo Volkswagen investe na eletrificação

A Audi integra o Grupo Volkswagen, que tem uma forte aposta na mobilidade elétrica. A marca que lhe dá nome tem uma gama cada vez mais completa de viaturas 100 por cento elétricas (os ‘ID.’).

Por outro lado, está a desenvolver uma nova plataforma Scalable Systems Platform (SSP) que irá ter suporte para motores de combustão interna serem usados como geradores.

Leia Também: Revelado o Audi Concept C, o 'vislumbre' de um futuro Audi TT elétrico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10