Durante a pausa de verão da Fórmula 1, George Russell foi com a Mercedes-AMG ao circuito de Nardò, em Itália. O objetivo? Quebrar recordes de distância com o protótipo totalmente elétrico Mercedes Concept AMG GT XX.
O revolucionário conceito alemão tornou-se no carro que mais quilómetros acumulou em apenas 24 horas (5.479 km), para além de completar a distância de uma volta ao mundo (40.075 km) em menos de oito dias (sete dias, 13 horas, 24 dias e sete segundos).
George Russell, que representa a Mercedes na Fórmula 1, ficou surpreendido com o protótipo: "Como piloto de Fórmula 1, estou habituado a levar a tecnologia aos seus limites absolutos. O Concept AMG GT XX impressionou-me verdadeiramente".
Motores e bateria de alto desempenho
Este Mercedes Concept AMG GT XX tem uma motorização inovadora, constituída por três revolucionários motores de fluxo axial - muito mais potentes, leves e compactos do que os motores elétricos convencionais. Juntos, debitam mais de 1.360 cv de potência.
Em termos de bateria, tem uma capacidade de 114 kWh. O desenvolvimento esteve a cargo da Mercedes-AMG, possuindo uma densidade energética superior a 300 Wh/kg. Esta bateria de alto desempenho, com inspiração na Fórmula 1, conta com novas células cilíndricas NCMA e pode ser carregada a mais de 850 kW. Tecnicamente, é possível recuperar cerca de 400 km de autonomia (ciclo WLTP) em torno de cinco minutos.
Depois de ter sido um dos 17 pilotos profissionais envolvidos na iniciativa, Russell antecipou um futuro de sucesso para esta tecnologia: "Os motores de fluxo axial respondem de forma tão imediata e precisa como uma unidade motriz da Fórmula 1, mas com uma resistência que só vi com motores de combustão. Esta tecnologia irá revolucionar a experiência de condução, quer em pista, quer em estrada".
Leia Também: Mercedes Concept AMG GT XX ainda é um protótipo e já bateu 25 recordes