A Polícia de Segurança Pública deteve, esta semana, um homem de 35 anos por suspeitas de prática de dois crimes de roubo (um na forma tentada, com recurso a agressões, e outro por 'esticão'), em Lisboa, com a preciosa ajuda de... um Tesla.
De acordo com o Jornal de Notícias, o sujeito terá roubado um telemóvel a um turista, no Poço do Borratém, tendo este caído, quando o perseguia. Ao analisarem as imagens de um veículo que fazia serviço TVDE, as autoridades concluíram que se tratava do responsável de outro incidente, na Avenida Almirante Reis, em abril.
Mas, afinal, que tecnologia é esta? Vamos por partes. Os carros da marca norte-americana dispõe, de série, de toda uma panóplia de câmaras, quer no interior, quer no exterior. Neste caso em concreto, a 'dashcam' terá desempenhado um papel fundamental.
A 'gigante' dos elétricos explica que este aparelho tem como objetivo "registar incidentes de condução ou outros eventos importantes", e contempla a opção de ativação automática, sempre que é detetado "um evento de segurança crítico".
Se esta for selecionada, as imagens são guardadas numa pen USB ou até mesmo transmitidas em direto através de um dispositivo móvel, mediante a instalação da aplicação oficial.
Leia Também: Tesla pondera oferecer a Musk um novo pacote de opções sobre ações