Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 22º

BMW M2 e Autódromo do Estoril. Uma combinação perfeita

Experimentámos o desportivo alemão no circuito português.

BMW M2 e Autódromo do Estoril. Uma combinação perfeita
Notícias ao Minuto

08:23 - 28/05/24 por Ruben Valente

Auto BMW

Na passada semana fomos até ao BMW Ultimate Experience no Autódromo do Estoril. Foi no histórico circuito português que, pela primeira vez, pudemos sentir verdadeiramente o pulso a um dos desportivos mais cobiçados da marca alemã: o M2.

Este, no entanto, não foi o nosso primeiro encontro. No final de 2022, em Munique, conduzimos o M2, recentemente lançado, mas numa experiência totalmente diferente e com recurso a realidade virtual

Aqui a experiência foi pura e crua. Um desportivo com 460 cv de potência e 550 Nm de binário à nossa disposição durante duas voltas em ritmo acelerado nas 13 curvas do traçado do Estoril.

Notícias ao Minuto

A aceleração à saída de cada curva coloca-nos em sentido, afinal de contas são precisos apenas 4,1 segundos para irmos dos 0 aos 100 km/h com o BMW M2. A caixa automática de oito velocidades responde prontamente ao que pretendemos e a suspensão adaptativa M, que vem de série, faz a diferença quando estamos em contexto de circuito.

A velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente, embora não tenhamos chegado a esse valor. Ficámos perto na reta da meta, antes de sentirmos todo o poder de travagem do M2 na curva 1 do Autódromo Fernanda Pires da Silva. É, aliás, neste capítulo, que o desportivo de 4,5 metros mais nos impressionou.

O comportamento dinâmico no gancho, entre as curvas 9 e 10 do circuito do Estoril, também é de salientar, assim como a forma como na Parabólica, batizada com o nome de Ayrton Senna, a forma como o M2 se agarra ao asfalto é bastante contundente. Duas voltas passaram num ápice e foi tempo de arrefecer pneus e sistema de travagem. Passamos então para o lado do passageiro e desfrutámos de uma volta em simulação de corrida.

Notícias ao Minuto

Ao lado de Francisco Martins, instrutor e duplo de cinema em cenas de automóveis, desfrutámos de uma volta a bordo do M2 num outro ritmo. Numa espécie de corrida a dois, a volta extra que demos ao circuito do Estoril ofereceu-nos ainda mais diversão, uma vez que, ultrapassagem aqui, ultrapassagem ali, houve ritmo competitivo até à meta.

Sentimos, claro está, a potência enviada às rodas traseiras deste M2 de um forma diferenciada e posta à prova por um profissional. Mesmo sem controlo de tração, a forma como este desportivo se agarra ao asfalto é de salientar.

Recorde-se que o BMW M2 está disponível em Portugal com um preço a partir dos 89.900 euros.

Notícias ao Minuto

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório