Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Conduzimos um BMW M2 de verdade numa pista virtual e foi inacreditável

Experiência incrível e assustadora ao mesmo tempo? Contamos-lhe tudo.

Notícias ao Minuto

14:07 - 15/12/22 por Ruben Valente

Auto BMW

O teste de que vamos falar neste texto é, provavelmente, o mais incrível que realizámos até hoje. Pensem em como seria estar num carro de verdade, colocar uns óculos de realidade virtual e conduzir num mundo completamente digital, onde se deixa de ter qualquer contacto com o mundo real. Imaginem perder a noção total do espaço e imergir numa pista virtual onde temos de apanhar algumas moedas, evitar obstáculos e ser o mais rápidos possível. 

Tudo aquilo que descrevemos acima enquadra-se no teste proposto pela BMW. Dá pelo nome de M Reality e vivemo-lo a bordo do mais recente M2 da marca alemã, apresentado em outubro passado. A experiência foi inacreditável, mas antes de colocar os óculos de realidade virtual ainda não sabíamos bem o que nos esperava.

Numa era cada vez mais digital e tecnológica, a BMW elevou (e muito) o nível. O local escolhido para o teste da M Reality foi a base aérea de Fürstenfeldbrück, que já serviu de base de treino militar para as tropas alemãs. Este espaço foi adquirido pela marca da Baviera e é neste local que se realizam testes e atividades que se pretendem mais sigilosas, digamos assim.

Notícias ao Minuto

Ao ver o BMW M2 reparámos logo que se tratava do novo modelo, apesar da pintura camuflada que apresentava. Aquele espírito de criança efusiva começou a apoderar-se de nós logo nesse momento. E, como já referi, ainda nem sabia bem o que é que nos esperava. Entrámos, apresentámo-nos ao instrutor e com a sua ajuda colocámos os óculos que fariam entrar num mundo virtual. A apreensão era alguma por saber se os óculos de realidade virtual seriam compatíveis com a utilização de óculos de ver, mas a BMW não deixou nenhum detalhe ao acaso e pensou até nos condutores mais míopes.

De início, tudo o que vimos era o mesmo que veríamos sem os óculos. A visão tornou-se meio fosca, mas tudo igual nos primeiros segundos. Estavam a poucos metros uns pinos colocados e a cerca de 10 km/h fomos contornando-os para nos adaptar à utilização dos óculos de realidade virtual. Passado esse pequeno teste, o instrutor disse: “Anda com o carro um pouco mais para a esquerda e sê bem-vindo a um novo mundo”.

Notícias ao Minuto

Assim que ele profere estas palavras, abre-se todo um mundo virtual perante os nossos olhos. O primeiro pensamento é de que tudo parecia um videojogo. Foi incrível perder a completa noção do mundo real e imergirmos numa pista criada pela BMW, onde o objetivo era a diversão, aproveitar o comportamento dinâmico do M2 e tentar ser o mais rápido possível.

Quando referimos videojogo não foi apenas pelo design futurista da pista criada. Assim que imergimos naquele mundo, todas as indicações de que precisamos aparecem escritas e ditas por uma voz criada para o efeito. Para dar início ao desafio era necessário colocar o BMW M2 num ponto exato. 3, 2, 1… e "GO".

Notícias ao Minuto

O objetivo era fazer o trajeto o mais depressa que conseguisse – sempre em segurança, claro – e pelo meio apanhar todas as moedas com o símbolo da BMW possíveis, e desviarmo-nos do lado errado da estrada quando aparecia uma cruz vermelha. A primeira volta ao percurso foi feita de forma mais cautelosa, para apalpar terreno, mas nas duas seguintes foi a diversão total.

Se se está a perguntar se existiu algum tipo de receio ou medo, a resposta é não. Sentimos que a BMW preparou o M Reality ao mais pequeno pormenor e, afinal de contas, esteve sempre um instrutor ao nosso lado que, enquanto estávamos numa pista virtual, seguia todas as nossas trajetórias… no mundo real.

Descrita a aventura, convidamo-lo a assistir à experiência do BMW M Reality no vídeo acima.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório