Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Ford paga 334 milhões de euros para resolver evasão fiscal nos EUA

O fabricante de automóveis acordou um soma astronómica com as autoridades americanas.

Ford paga 334 milhões de euros para resolver evasão fiscal nos EUA
Notícias ao Minuto

15:12 - 12/03/24 por Notícias ao Minuto

Auto Estados Unidos da América

A Ford Motor vai pagar 365 milhões de dólares, cerca de 334 milhões de euros, para resolver as acusações pendentes na justiça dos EUA de ter violou uma lei tarifária federal, ao subestimar o valor de centenas de milhares dos seus veículos Transit Connect.

A informação foi avançada pela agência Reuters. O Departamento de Justiça americano afirmou que o acordo resolve as alegações de que a Ford concebeu um esquema para contornar a justiça, classificando incorretamente as carrinhas de carga importadas da Turquia entre abril de 2009 e março de 2013.

"A Ford discorda veementemente de muitas das caracterizações contidas na declaração do DOJ (Department of Justice) e não admite qualquer responsabilidade nesta matéria", afirmou um porta-voz da Ford, citado pela Reuters. "Mas, no interesse de ultrapassar esta disputa complexa e com uma década de existência, concordámos em resolver o assunto de uma vez por todas."

A autoridade aduaneira decidiu em 2013 que as Transit Connects importadas como carrinhas de passageiros e posteriormente convertidas em carrinhas de carga estavam sujeitas ao imposto de 25% aplicável aos veículos de carga, em vez do imposto de 2,5% aplicável aos veículos de passageiros.

O Departamento de Justiça afirmou que a Ford importou os veículos "com bancos traseiros falsos e outras características temporárias para fazer com que as carrinhas parecessem veículos de passageiros. Estes bancos traseiros temporários nunca se destinaram a ser, e nunca foram, utilizados para transportar passageiros".

Leia Também: Chelsea 'cola-se' ao Newcastle com vitória segura em Londres

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório