Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Verstappen conquistou primeira 'pole position' da temporada de Fórmula 1

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull), tricampeão em título, conquistou hoje a primeira 'pole position' da temporada de Fórmula 1, no Grande Prémio do Bahrain.

Verstappen conquistou primeira 'pole position' da temporada de Fórmula 1
Notícias ao Minuto

21:15 - 01/03/24 por Lusa

Auto Fórmula 1

Verstappen fez a sua melhor volta em 1.29,179 minutos, deixando o segundo classificado, o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), a 0,228 segundos, com o britânico George Russell (Mercedes) em terceiro, a 0,306.

"Foi bastante divertido. A pista tem muita aderência, mas, com o vento que tem feito nos últimos dois dias, tornou-se difícil conseguir fazer uma boa volta", explicou.

Esta foi a 33.ª 'pole position' da carreira do piloto neerlandês, que a considerou "um pouco inesperada".

O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) foi o quarto classificado, seguido do mexicano Sergio Pérez (Red Bull), que ficou a 0,358 segundos do seu companheiro de equipa.

Os oito primeiros cabem em meio segundo, o que demonstra uma subida da competitividade de várias equipas face à Red Bull.

O tempo conseguido por Verstappen aconteceu na segunda de duas tentativas na derradeira fase da qualificação, a Q3, mas, ainda assim, foi mais lento do que o conseguido por Leclerc na Q2 (1.29,165 minutos). No entanto, como o que vale é o desempenho na Q3, o piloto neerlandês garantiu a primeira 'pole' da temporada.

O espanhol Fernando Alonso (Aston Martin), que tinha deslumbrado na primeira metade da temporada passada, foi o sexto mais rápido, enquanto o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) não foi além da nona posição no arranque da época que marca a sua despedida da marca germânica antes de rumar à Ferrari, em 2025.

A surpresa pela negativa foi a posição dos dois Alpine, guiados pelos franceses Esteban Ocon e Pierre Gasly, que terminaram nas duas últimas posições da grelha.

O GP do Bahrain é a primeira das 24 provas previstas para este ano.

Excecionalmente, a corrida disputa-se ao sábado devido ao Ramadão naquele país asiático.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório