Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Comprar carro em 2.ª mão? Eis os veículos mais adulterados em Portugal

Estudo realizado pela carVertical pode ajudar quem quer comprar carros usados.

Comprar carro em 2.ª mão? Eis os veículos mais adulterados em Portugal
Notícias ao Minuto

14:02 - 03/01/24 por Notícias ao Minuto

Auto Carros

Um estudo realizado pela carVertical, uma empresa de dados automobilísticos portuguesa, chegou à conclusão que as marcas de veículos mais frequentemente adulteradas a nível do conta-quilómetros são a Peugeot, a Porsche e a Volkswagen, algo que pode ajudar os condutores que estejam prestes a comprar um carro em segunda mão.

Os dados divulgados esta quarta-feira, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, revelam que o Peugeot 206 é o modelo mais adulterado em Portugal, uma vez que 6,38% de todos os modelos verificados na carVertical apresentaram quilometragem alterada, ou seja, 1 em cada 16 veículos Peugeot 206 no país pode ter a sua quilometragem original adulterada.

O Porsche 911 é o segundo modelo mais afetado, com 5.41%, seguindo-se do Volkwagen Scirocco com 3,49%, do Volvo V40 com 2,82% e o Fiat 500 com 2,8%.

Classe económica é a que mais sofre com este tipo de fraudes

Entre os 20 modelos mais afetados pela adulteração de quilometragem em Portugal, 4 são fabricados pela Peugeot. Existe uma forte procura de mercado por veículos usados de classe económica em bom estado, o que explica o motivo pelo qual os veículos Peugeot são tão populares entre burlões.

"2,22% de todos os veículos verificados na carVertical em Portugal apresentaram fraude no conta-quilómetros e o valor médio de alterações ao conta-quilómetros foi superior a 60 000 quilómetros. Adquirir um veículo com a quilometragem adulterada traduz-se sempre em despesas de funcionamento imprevisíveis e uma depreciação mais rápida do veículo," explica Matas Buzelis, Chefe de Comunicações da carVertical e especialista em automóveis. 

Automóveis premium não são tão adulterados

É frequentemente mais fácil adulterar as leituras do conta-quilómetros de veículos modernos, porque exigem menos interação física. Tendo em conta que tudo está interligado, é apenas uma questão de equipamento para os criminosos ajustarem o conta-quilómetros e aumentarem artificialmente o valor do veículo. Os especialistas alertam que pode ser difícil detetar adulterações na quilometragem sem investigar a história de um veículo usado. 

Dos 20 veículos mais afetados pela adulteração em Portugal, 7 são considerados de classe premium, o que significa que os veículos de classe económica são mais frequentemente alvo de adulteração. No entanto, adulterar as leituras do conta-quilómetros de marcas premium como Audi, Volvo, Porsche, Land Rover ou Mercedes-Benz permite aos infratores ganharem mais dinheiro. 

BMW Série 4 e Opel Corsa são os veículos menos arriscados de comprar

O BMW Série 4 é o veículo menos afetado pela adulteração de quilometragem na lista com uma percentagem de 0,94%, o que significa que é sete vezes mais arriscado comprar o Peugeot 206 do que o Série 4. O Opel Corsa (1,09%), Audi A4 (1,2%), Renault Megane (1,22%) e Audi A5 (1,22%) também estão entre os veículos com menos adulterações na quilometragem.

Quando se pretende obter um veículo usado, ninguém está completamente seguro em relação aos burlões, por isso é importante verificar o histórico de quilometragem e registos de danos de um veículo. Realizar um teste de condução e visitar uma concessionária respeitável para uma inspeção também reduz as hipóteses de adquirir um veículo em más condições. Caso contrário, os compradores correm o risco de perder dinheiro e comprometer a sua segurança.

Revela ainda a carVertical que 2,22% de todos os veículos verificados na carVertical em Portugal apresentaram fraude no conta-quilómetros e o valor médico de alterações ao conta-quilómetros foi superior a 60 mil km.

A investigação da carVertical analisou relatórios reais de histórico de veículos adquiridos pelos utilizadores da empresa, de novembro de 2022 a novembro de 2023. Os valores do conta-quilómetros foram agregados na plataforma e ordenados por modelos com mais adulteração para facilitar a compreensão.

Leia Também: Garagem de luxo... e de sonho. Foram comprados 120 carros em dois anos

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório