Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 21º

Os cinco mitos sobre as baterias dos carros elétricos... desmistificados

Seja em termos de autonomia ou segurança, as dúvidas são esclarecidas pela MOBIE.E.

Os cinco mitos sobre as baterias dos carros elétricos... desmistificados
Notícias ao Minuto

20:00 - 23/10/23 por Notícias ao Minuto

Auto carros elétricos

Numa altura em que a venda de carros elétricos representa 22% no mercado europeu, a empresa MOBIE.E decidiu esclarecer algumas dúvidas e mitos que existem sobre as baterias dos carros elétricos.

Desta forma, citada pela Auto News, a empresa esclarece quais os cinco mitos que existem sobre estes objetos, assim como os clarifica.

Mas, afinal, que mitos são estes?

A autonomia dos carros elétricos é baixa?

A empresa aponta que a autonomia destes veículos vai sempre depender do modelo e gama da escolha. Nestes dias, a evolução no setor deixa que baterias permitam percorrer mais de 800 km, sendo que a média dos novos modelos permite que seja percorrida metade da distância, 400 km.

O tempo de carregamento é longo?

Mais uma vez, o tempo de carregamento depende de vários fatores. Os postos de carregamento rápido, que não existem em todos os locais, permitem uma maior eficácia, conseguindo-se assim carregar o equivalente a 100 km em menos de meia hora - ou até mesmo em menos de cinco minutos, caso de trate de um posto ultrarrápido dos mais potentes, indica a empresa. A MOBIE.E refere ainda que os modelos mais evoluídos têm sistemas de navegação que permitem calcular paragens para carregamento necessárias ao longo de um trajeto.

A bateria fica viciada?

A empresa aponta que, tal como em qualquer carro a combustão, estes veículos também se vão desgastando com o uso. As baterias dos carros elétricos são, no entanto, otimizadas, ou seja, feitas para não perderem capacidade. Por agora, as baterias duram em média mais de dez anos sem que o rendimento diminua muito ao longo do tempo.

Pode haver perigo de explosão?

Mais uma vez, este tipo de riscos também pode existir num carro a combustão. Ainda assim, mesmo em acidentes, esta é uma situação que está pensada pela forma como as baterias estão acopladas. As baterias incluem também reforços estruturais. A empresa sublinha, no entanto, que um carro elétrico não se incendeia tão facilmente como um a combustão, já que as baterias estão equipadas com mecanismos que permitem o seu arrefecimento.

As baterias não são recicláveis?

O fabrico destes objetos implica recurso a metais raros, que não podem ser descartados de forma usual, tornando, assim, a reciclagem dispendiosa. Há, no entanto, marcas que utilizam estes materiais para o fabrico de novas baterias ou reaproveitam-nas, dando-lhes uma 'segunda vida'. Este processo pode ser, por exemplo, na armazenagem de energia produzida em edifícios ou pequenas comunidades. 

Leia Também: Portugal a 15.000 milhões das metas de carregadores para elétricos

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório