Renault e Volvo aliam-se para fabricar furgonetas elétricas. Já há data

A Renault e a Volvo vão fabricar furgonetas elétricas a partir de 2026, através da criação de uma empresa detida em partes iguais, sendo que investirão 300 milhões de euros cada uma nos próximos três anos, foi hoje anunciado.

Renault Clio 2023

© Renault

Lusa
06/10/2023 16:00 ‧ 06/10/2023 por Lusa

Auto

automóveis elétricos

De acordo com um comunicado da Renault, a francesa CMA CGM assinou uma carta de intenções não vinculativa com ambos os grupos para participar nesta nova empresa, investindo 120 milhões de euros através do PULSE, o seu Fundo de Energia dedicado a acelerar a descarbonização dos setores dos transportes e da logística.

A criação da empresa está prevista para 2024 e, apesar de estar ainda sujeita aos processos de aprovação regulatória, a Renault revelou que a nova empresa terá a sua sede em França e será independente dos dois fabricantes automóveis.

Este acordo é o segundo que a empresa francesa faz com o grupo chinês Geely (a marca que controla a Volvo), depois de ter criado um novo fabricante no Reino Unido de motores híbridos e de combustão, chamado de Horse.

A nova empresa dedicar-se-á a fabricar veículos comerciais ligeiros com os quais pretende ser líder no setor, enquanto a Renault espera que o mercado de furgões elétricos triplique até 2030, o que ambos consideram como sendo "uma oportunidade tremenda" para esta oferta de veículos.

A nova arquitetura utilizada nos veículos da nova empresa integrará funcionalidades para monitorizar as atividades de entrega e o desempenho comercial dos seus utilizadores, reduzindo assim em 30% o custo total de utilização para os operadores logísticos.

Para o presidente executivo da Renault, Luca de Meo, a eletrificação e a digitalização "estão a abrir caminho" para uma revolução no mercado dos veículos utilitários.

"Esta transformação vai garantir uma criação de valor sólida e eficiente", apontou também o gestor.

Leia Também: Homem 'raptado' pelo próprio carro liga à polícia para o tirar da estrada

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas