Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

UVE apela para que incentivos à compra de elétricos não acabem

Associação alerta para o facto de o parque automóvel em Portugal ter apenas 1% de veículos 100% elétricos.

UVE apela para que incentivos à compra de elétricos não acabem
Notícias ao Minuto

07:15 - 24/05/23 por Notícias ao Minuto

Auto UVE

A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) manifestou-se contra o fim dos incentivos à compra de elétricos, que podem ser substituídos por um subsídio no carregamento dos mesmos.

A UVE alertou o Governo para o estado atual do parque automóvel e para a importância da continuidade dos incentivos.

"O Parque Automóvel Circulante de Veículos 100% Elétricos ligeiros de passageiros em Portugal é de 1%. Falta-nos muito caminho para eletrificarmos a totalidade dos veículos ligeiros de passageiros em circulação. Falta-nos 99%! É preciso acelerar esta transição. No total das vendas de veículos ligeiros de passageiros novos, nos primeiros quatro meses de 2023, apenas 15% são adquiridos por pessoas singulares, os particulares. Sendo que os restantes 85% referem-se às pessoas coletivas, as empresas, que detêm um pacote muito significativo de Incentivos e Benefícios Fiscais, como sejam a Isenção de IVA e de Tributação Autónoma em sede de IRC, além do Incentivo à Aquisição de Veículos Ligeiros de Mercadorias", lê-se no comunicado da UVE.

A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos deixou ainda vários alertas, sendo que o primeiro dos quais se prende com o possível aumento dos atuais 5.200.000 euros utilizados para os incentivos à aquisição de veículos, o que acompanharia o que acontece na generalidade dos países europeus.

Além disto, a UVE destaca a importância de ajudar no financiamento da conversão de um automóvel a combustão para um 100% elétrico, tal como "diminuir o teto atual de 62.500 euros do preço de venda ao público deste tipo de veículos, para que os particulares possam apresentar as suas candidaturas para a aquisição de veículos com um valor máximo de venda ao público inferior".

Por fim, a UVE sugere ainda ao Governo "majorar o Incentivo à Aquisição desta tipologia de veículos quando seja entregue para abate um ligeiro de passageiros com motor de combustão interna" e ainda "dinamizar os incentivos à substituição dos táxis com motores de combustão interna, assim como de incentivos à aquisição de veículos 100% elétricos pelos operadores de TVDE".

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório