Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Incêndio em elétrico? É isto que faz da Dacia uma das marcas mais seguras

Inovações do grupo Renault, do qual a Dacia faz parte, estão destinadas a facilitar a intervenção dos primeiros socorros.

Notícias ao Minuto

13:22 - 18/05/23 por Ruben Valente

Auto Dacia

Da Roménia chegaram relatos de um Dacia Spring que incendiou. Tudo aconteceu neste mês de maio, em Timis, na zona oeste do país do leste da Europa. A origem do incêndio não foi descoberta e o Auto ao Minuto foi tentar saber se este acontecimento pode ser um fator alarmante.

A resposta foi fácil de encontrar e primeiro falemos de veículos elétricos em geral.

Os incêndios num veículo movido a eletricidade ocorre durante o carregamento, colisões ou caso exista uma bateria defeituosa. De acordo com um estudo realizado pela empresa EV Fire Safe, a probabilidade de a bateria de um veículo pegar fogo é de 0,0012%, o que é muito inferior aos carros híbridos ou a gasolina. 

Ainda segundo o mesmo estudo foi confirmado que só ocorreram 104 casos confirmados de veículos elétricos que arderam a nível mundial.

Quanto aos veículos elétricos da Dacia, e todos os do Grupo Renault, pudemos saber que existe um protocolo pensado na segurança dos 100% elétricos e nos respetivos ocupantes.

As tecnologias da Renault são desenvolvidas em parceria com os bombeiros sapadores e todas as inovações são pensadas para facilitar a intervenção dos primeiros socorros. Neste sentido foi criado o 'Fireman Acess'

Notícias ao Minuto 

De acordo com o Grupo Renault, este sistema de segurança "facilita o 'afogamento' da bateria de um veículo elétrico ou híbrido recarregável em caso de incêndio. Um disco de rutura metálica sela a bateria durante toda a sua vida útil e assegura a estanqueidade exigida para a sua utilização normal. No incêndio intencional, este cede sob a pressão do jato de água de alta pressão dos bombeiros, a fim de permitir o acesso da água à bateria".

Ainda de acordo com o Grupo Renault, com este sistema pode extinguir-se um incêndio com origem na bateria em apenas cinco minutos, em vez de uma a três horas.

Para precaver também qualquer risco na intervenção em caso de incêndio, a Renault criou também o SD Switch. Isto é um interruptor mecânico que assegura o corte de ligação entre a bateria e a rede elétrica. Apesar de as baterias de alta tensão terem sido concebidas para se colocarem em segurança elétrica em caso de acidente, é recomendado aos bombeiros a utilização do SD Switch em caso de impacto violento.

Para concluir, salientamos ainda que o Dacia Spring em questão foi considerado em 2022 o automóvel com o menor impacto ambiental, tendo alcançado uma classificação geral de cinco estrelas, superando outros veículos elétricos como o Tesla Model 3 e o Cupra Born.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório