Muitas vezes ouvimos falar de que em Portugal há poucos postos de carregamento para veículos elétricos. Será verdade?
Pela perceção que temos tido, Portugal é dos países mais avançados neste sentido, até segundo a opinião de vários dos responsáveis de marcas como a Smart. No evento de apresentação do Smart #1, Bernardo Villa, CEO da marca em Portugal, deixou claro que o nosso país está longe de estar atrasado em relação a outros da Europa. Algo que um estudo da The Clunker Junker vem agora confirmar.
Oeiras é uma das cidades da Europa com mais postos de carregamento por 1000 km de estrada. A cidade portuguesa ocupa a 5.ª posição, mas não é a única cidade do território nacional a estar no top10 da Europa. O Porto encerra as 10 cidades europeias com mais carregadores elétricos no velho continente.
Genebra, na Suíça, lidera a lista com 114,5 carregadores por cada 1000 km, enquanto Oeiras apresenta 68, atrás de Lausanne, Paris e Zurique. Já o Porto tem 50,4 carregadores por 1000 km de estrada, fechando assim o top10, que conta ainda com cidades como Monza (Itália), Tallin (Estónia), Minsk (Bielorrúsia) e Salzburgo (Áustria).
Leia Também: Venda de carros elétricos subiu 55% em 2022 e vai crescer 35% em 2023