Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

GP do Bahrain: Cinco destaques da primeira corrida do ano de Fórmula 1

Max Verstappen venceu a primeira prova do ano e é já o líder do campeonato.

GP do Bahrain: Cinco destaques da primeira corrida do ano de Fórmula 1
Notícias ao Minuto

09:45 - 06/03/23 por Ruben Valente

Auto Fórmula 1

O Grande Prémio do Bahrain desfez as dúvidas que ainda existiam após os testes de pré-temporada. Quem está melhor, quem estava a esconder o jogo ou quem poderá ser a surpresa do campeonato são perguntas que, este domingo, vimos respondidas na primeira corrida de 2023.

Max Verstappen dominou de fio a pavio a prova no Circuito Internacional de Sakhir. O bicampeão do mundo mostrou-se num nível à parte de toda a concorrência e apresentou a sua candidatura ao 'tri'.

Além do domínio de Verstappen, há que falar no domínio da Red Bull. A equipa austríaca tem, claramente, o melhor mais rápido da grelha e o 2.º lugar de Sergio Pérez comprovou esta teoria.

No fundo, 2023 começou como 2022 terminou e dois dos destaques da primeira corrida do ano estão apresentados. No entanto, há ainda muito mais para falar.

Se questionarem pela grande surpresa do campeonato, só podemos falar da Aston Martin. O comportamento em qualificação e em corrida do AMR23 confirmou o que já suspeitávamos desde os testes de pré-temporada. Fernando Alonso alcançou um pódio no Bahrain e até o próprio ficou surpreendido por ter "o segundo melhor carro da grelha", segundo o próprio. 

Como pudemos assistir, as ultrapassagens a Hamilton e a Carlos Sainz mostraram que a Aston Martin está um pequeno passo à frente das rivais Mercedes e Ferrari. Uma palavra ainda para Lance Stroll que, duas semanas depois de ser submetido a uma intervenção cirúrgica ao pulso, conquista um 6.º lugar no seu primeiro fim de semana da temporada.

Ainda sobre os homens da frente, a Ferrari não está longe do rendimento do ano passado. Porém, depois de ter começado 2022 taco a taco com a Red Bull, o ano não terminou dessa forma. E a verdade é que o fosso entre as duas equipas não só se manteve, como parece ter aumentado. Charles Leclerc parecia ter o 3.º lugar assegurado, mas um problema no motor fê-lo desistir, enquanto Sainz não foi além do 4.º posto.

É preciso trabalho em Maranello, mas também em Brackley, uma vez que o W14 da Mercedes mudou de cor, mas não de rendimento. No final do Grande Prémio, Lewis Hamilton puxou pela equipa, mas mostrou-se obviamente desiludido por continuar longe de poder discutir vitórias.

Por fim, há que louvar a muita competitividade entre o resto do pelotão. Alfa Romeo, Alpine, Williams, Haas, AlphaTauri e McLaren mostraram que os seus argumentos são semelhantes, mas uma destas equipas defraudou as expectativas. A McLaren chegou estar perto de ser a terceira melhor equipa da grelha, esta é a verdade. Só que 2023 trouxe uma nova realidade.

A formação de Woking, liderada por Zak Brown, mostrou completa incapacidade de chegar aos lugares pontuáveis. Oscar Piastri viu-se obrigado a desistir após um problema na caixa de velocidade e Lando Norris não fugiu ao último lugar da grelha.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório