Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Carros elétricos pesados? Para a Dacia não faz nenhum sentido

"Peso excessivo não deveria ser aceite".

Carros elétricos pesados? Para a Dacia não faz nenhum sentido
Notícias ao Minuto

13:51 - 24/02/23 por Notícias ao Minuto

Auto Dacia

As fabricantes de veículos 100% elétricos têm quase sempre um problema em mãos: o peso das baterias. Estas têm aumentado exponencialmente o peso total dos carros, o que na opinião de Xavier Martinet, responsável de vendas e de marketing da Dacia, não tem grande sentido.

O Mercedes-Benz EQS ou o novo i7 da BMW superam as 2,5 toneladas e o novo Spectre, por exemplo, fica a 25 kg das três toneladas.

"Se levarmos a sério a redução coletiva de emissões, o excesso de peso não deveria ser aceitável", começou por dizer, em declarações à Autocar.

"Não tem sentido deixar que construam veículos de duas ou três toneladas ocupados por uma pessoa, para percorrer 50 quilómetros por dia", acrescentou.

Martinet refere que a Dacia pretende marcar a diferença nesse sentido. O Spring é o único elétrico da marca, mas o diretor de vendas e marketing não vê razões para oferecer mais peso do que aquele que é necessário.

"É uma filosofia que mostrámos no Spring, que pesa 975 kg e que pretendemos aligeirar no futuro. É um carro que faz uma média de 40 km por dia, a uma velocidade média de 30 km/h. Não lhe faz falta uma bateria grande e pesada nem um motor potente", afiançou ainda.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório