Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Famel regressou. Nova versão elétrica vai começar a ser entregue

Custam entre 4.499 e 5.899 euros.

Notícias ao Minuto

11:37 - 01/02/23 por Notícias ao Minuto

Auto Famel

Joel Sousa refundou a Famel em 2014 e passados nove anos vai começar a entregar as novas E-XF, que surgem em duas versões elétricas.

Primeiro, importa salientar que este novo modelo surge como uma homenagem à histórica Famel XF-17, lançada em 1975. Esta fez sucesso durante várias décadas, até ao encerramento da marca. Agora, pelas mãos de Joel Sousa, a Famel está de regresso.

“Foi um processo longo, porque queríamos garantir não só a qualidade do produto final, mas também a fidelidade ao modelo que encantou os fãs da marca durante décadas. Estamos muito satisfeitos com o resultado", afirmou Joel Sousa, (re)fundador da Famel.

A nova E-XF tem dois modelos, a Café Racer (que dá para apenas um ocupante) e a Clássica (para dois ocupantes), podendo ambas vir em duas versões, equivalentes a cilindradas de 50 e de 125 centímetros cúbicos, com preços estimados entre os 4.499 e os 5.899 euros. O modelo de 50cc tem uma autonomia estimada de 70km (podendo ir aos 120km com uma segunda bateria) ao passo que o modelo de 125cc, com duas baterias, tem autonomia estimada de 120km.

Ambas as motos, na sua versão 125, têm também a versão exclusiva e limitada de Embaixador, numerada de 1 a 300, com detalhes de design únicos. Estas são aquelas que já estarão a chegar às mãos dos clientes, uma vez que as entregas estavam estivadas para o primeiro trimestre do ano. A entrega das restantes está agendada para o segundo trimestre.

Estima-se que um carregamento de bateria da Famel E-XF custe menos de 1 euro. Já no que diz respeito ao tempo de carregamento - dos 0 aos 100% - é de cinco horas. Em média, cada moto pode atingir velocidades máximas de 100 km/h.

Leia também: A Famel voltou. Tem nova moto e fomos saber tudo sobre a refundação

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório