A Lightyear, start-up neerlandesa, já deu início à produção do veículo movido a energia solar desenvolvido nos últimos anos. A produção decorre nas instalações da Valmet Automotive, na Finlândia.
A empresa está a planear produzir um carro por semana e aumentar gradualmente a sua produção no primeiro trimestre de 2023. É a primeira empresa da indústria automóvel a desenvolver um veículo elétrico que se alimenta da luz solar.
O carro dá pelo nome de Lightyear 0, conta com cinco lugares, e pode ir dos 0 aos 100 km/h em menos de 10 segundos e é... movido por energia solar. A start-up neerlandesa Lightyear conseguiu angariar 86 milhões de euros para dar 'vida' a este veículo.
"Temos atingido muitos marcos nos últimos anos, desde grandes conquistas de financiamento até grandes parcerias. Entretanto, este é o marco mais significativo, e provavelmente o mais desafiador, que alcançamos até agora. O início da produção do Lightyear 0, o primeiro carro solar, é um grande passo para a nossa missão de mobilidade sustentável para todos. Podemos ser os primeiros a conseguir isto, mas certamente espero que não sejamos os últimos", afirmou Lex Hoefsloot, CEO e cofundador da Lightyear.
O carro tem cinco metros quadrados de painéis solares colocados no teto e no capô. Um carregamento pode dar uma autonomia máxima na ordem dos 700 km. Cada uma das 946 unidades produzidas vai custar perto de 250.000 euros.
De acordo com a Lightyear, este modelo pode ser conduzido durante semanas ou meses, sem que seja necessário carregar a parte elétrica. Isto, porque está preparado para percorrer até 70 km por dia e até 11.000 km por ano, alimentado pela energia recolhida pelos painéis fotovoltaicos.
Equipado com uma bateria de 60 kWh, o consumo anunciado está na ordem dos 10,5 kWh/100 km. O Lightyear 0 tem uma autonomia na ordem dos 700 km e uma velocidade máxima de 150 km/h.