Os automóveis autónomos estão ainda a uns anos de distância. No entanto, a Ford está já a preparar a sua chegada e o site Motor Authority revelou uma patente de uns inovadores airbags registada pela marca da oval azul.
Este é um novo sistema de segurança passiva para os ocupantes de um carro autónomo, que mostra um engenhoso sistema de proteção em forma de tubo. Estes tubos rodeiam por completo cada passageiro e estão alocados no revestimento interior do tejadilho do veículo.
Porém, a Ford não assume que este sistema de segurança passiva são airbags. Na verdade, o sistema pode ser projetado para qualquer carro, evitando assim que os ocupantes do veículo colidam uns com os outros e com as laterais do automóvel. Quando a espécie de cortina é acionada, ajuda o ocupante a permanecer no mesmo local e protege-o de uma forma mais completa do que um airbag tradicional.
De acordo com a Ford, este sistema é válido para qualquer tipo de carroçaria, embora seja algo que encaixe melhor em veículos com uma distância grande do teto ao solo, como SUV ou carrinhas familiares.
Uma solução inovadora e que parece ser um avanço tecnológico positivo em termos de segurança passiva. A questão é quando poderá chegar ao mercado ou mesmo se chegará ao mercado...