Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

BMW 3.0 CSL é lançado como o mais exclusivo dos modelos M

Conta com o motor de seis cilindros mais potente equipado num BMW M de estrada.

Notícias ao Minuto

14:01 - 25/11/22 por Notícias ao Minuto

Auto BMW

Para comemorar os 50 anos do departamento M, a BMW lançou para o mercado uma edição super exclusiva do BMW 3.0 CSL. Adivinhe... Quantas unidades serão produzidas? É isso mesmo que está a pensar. Serão 50 unidades.

"Desenvolvido com a intenção de combinar o melhor de cinco décadas de experiência em corridas", o BMW 3.0 CSL baseia-se no BMW M4 CSL, mas foi feito também com inspiração no 3.0 CSL original dos anos 70. Basta olharmos para a pintura de um e de outro para percebermos essa tal inspiração.

Recordemos que a sigla CSL traduz-se por Competition Sport Leichtbau. A palavra em alemão quer dizer "leve", enquanto Competition Sport prende-se com a desportividade do modelo. E a BMW levou à letra a perda de peso para este carro e por isso é que encontramos tanta fibra de carbono. No tejadilho, no capô, na tampa da bagageira, nas saias laterais ou até no difusor traseiro.

Quanto ao motor que a BMW decidiu equipar neste 3.0 CSL também tem que ver com o modelo antigo dos anos 70. É o seis cilindros mais potente de sempre colocado num M de estrada.

Recorre a soluções utilizadas no DTM para oferecer subidas de regime mais rápidas, por exemplo. O bloco é o S58, que já equipa os M3 e M4, com dois turbos e 3.0 litros de capacidade, mas a potência é maior e debita um máximo de 560 cv, mais 10 do que o M4 CSL. Acoplado a este motor está uma caixa manual de seis velocidades, que envia a potência ao eixo traseiro. Quanto aos números de performance deste desportivo, a BMW não fez qualquer revelação.

A produção dos 50 exemplares será feita em três meses. Cada um dos BMW 3.0 CSL demorará 10 dias a ser fabricado. Por agora ainda não são conhecidos quaisquer preços.

Fique com todas as imagens disponíveis na fotogaleria acima.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório