Meteorologia

  • 04 DEZEMBRO 2022
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 14º

Mazda 3 tornou-se mais económico e nós comprovámos isso

Preço deste modelo inicia nos 30.968 euros.

O Mazda 3 trouxe novidades durante este ano de 2022 e a maior delas foi a inclusão de um sistema mild-hybrid de 24 V aos novos blocos 2.0 e-Skyactiv-G (122 cv e 150 cv) e ao 2.0 e-Skyactiv-X, de 180 cv.

Ao volante do Mazda 3 de cinco portas com o motor 2.0 e-Skyactiv-G de 150 cv, com o nível de equipamento Homura, conseguimos constatar que, de facto, a marca nipónica conseguiu reduzir a emissão de consumos e, substancialmente, os consumos realizados. 

De resto, a Mazda manteve toda a qualidade já garantida antes da atualização feita em 2022. Se tivesse que resumir o 3 em poucas palavras diria que, como bom japonês que é, é um automóvel que privilegia a condução, é diferenciado nas suas linhas e tem tudo o quanto baste para o condutor. Quero dizer com isto que não é um aparelho multimédia com quatro rodas.

Notícias ao Minuto

O carimbo da Mazda é sinónimo de um carro bom e prazeroso de conduzir. O Mazda 3 não foge à regra, mas o facto de ser esteticamente uma referência no segmento - falo pelo meu gosto pessoal, claro - torna-o numa escolha muito interessante. Se adicionarmos a isto o facto de os preços começarem nos 30.968 euros, percebemos que estamos perante uma das melhores soluções para quem procura um automóvel que não seja um crossover ou um SUV.

Voltando à 'hibridização' deste Mazda 3, o novo sistema foi capaz de reduzir o consumo, mas não a uma escala gigantesca. Com algum cuidado podemos fazer em circuitos urbanos menos 1 l/100 km.

Equipado com o nível de equipamento Homura, senti que este automóvel oferece tudo aquilo de que precisamos. Pessoalmente, não gosto de extras em excesso, pois acredito que acabam por ser inúteis se não os utilizamos todos. Porém, o Mazda 3 está bem apetrechado com tecnologias como a 'Lane Departure Warning e a Lane Keep Assist', a monitorização de ângulo morto, câmara traseira, o start-stop está agora mais rápido, a travagem automática com deteção de peões ou o head-up display. Uma palavra ainda para o sistema de multimédia, que facilmente nos permite percorrer todas as suas funcionalidades sem grande tempo de adaptação.

Notícias ao Minuto
Gostando de tudo aquilo que o Mazda 3 oferece, admito que o habitáculo, apesar de ter materiais de boa qualidade, não apresenta o interior mais futurista ou inovador que já vimos. O foco deste modelo é o comportamento dinâmico, mesmo sem o motor de 150 cv deslumbrar naquilo que é a sua potência. A qualidade do chassis aliado à caixa de velocidades, apesar de ter um escalonamento longo, continua a ser uma referência neste segmento, e torna este carro muito mais agradável.

No que diz respeito à performance, a aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 9,1 segundos, enquanto a velocidade máxima atingida chega aos 206 km/h. 

Notícias ao Minuto

ESPECIFICAÇÕES TECNICAS

  •  

Mazda3 2.0 e-Skyacytiv G 

MOTOR

Posição Dianteira Transversal
Arquitetura 4 cilindros em linha
Distribuição 2 a.c.c.; 4 válv./cil. (16 válv.)
Alimentação Injeção direta
Capacidade 1998 cm3
Potência 150 cv às 6000 rpm
Binário 213 Nm às 4000 rpm

TRANSMISSÃO

Tração Dianteira
Caixa de velocidades Caixa manual de seis velocidades

DIMENSÕES E CAPACIDADES

Comp. x Larg. x Alt. 4460 mm x 1795 mm x 1435 mm
Distância entre eixos 2725 mm
Capacidade da mala 351-1026 l
Rodas FR: 215/45 R18; TR: 215/45 R18
Peso 1305 kg

PRESTAÇÕES E CONSUMOS

Velocidade máxima 206 km/h
0-100 km/h 9,1s
Consumo misto 5,6 l/100 km
Emissões CO2 128 g/km

8

0-10

{{ config('app.name') }}

ANÁLISE {{ config('app.name') }}

  •  

A Mazda manteve a receita para o 3 e tornou-o menos poluente e mais amigo da carteira dos condutores. O prazer de condução mantém-se e os preços, dentro daquilo que é o mercado, continuam a ser dos mais competitivos. Um automóvel para quem privilegia a condução, claramente.

  • {{ config('app.name') }}Consumos melhorados
  • {{ config('app.name') }}Linha estética diferenciada
  • {{ config('app.name') }}Condução atrativa
  • {{ config('app.name') }}Não é a melhor habitabilidade do segmento
  • {{ config('app.name') }}Interior menos inovador
  •  

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório